Amora-preta (cultivar Tupy) em vaso

Eu posso comer fruta direto do pé mesmo não tendo espaço para uma árvore em casa?
Sim! Para quem tem pouco espaço em casa e quer ter o prazer de comer fruta do pé, as árvores frutíferas em vaso são uma ótima opção! Usando pouco espaço, também servem como elemento de decoração. Além de uma ótima opção para o consumidor, frutíferas em vaso também se apresentam como um nicho de mercado para fruticultura. Pois, são uma maneira de agregar valor às frutas. Uma planta que pode ser utilizada, e que no primeiro ano após o plantio já produz frutos é  a  amora-preta (Rubus fruticosus).

Amora-preta 
O público ideal para essa fruta são pessoas que tem vontade de ter fruta em casa, pessoas que gostam de manejar plantas, mas não têm uma área rural, ou mesmo prefiram ter uma planta para manejar dentro de casa. A amora-preta requer muita poda, então é pra quem gosta de podar e de estar sempre de olho na planta. Eu já aviso que para pessoas que tenham crianças e animais domésticos essa não é uma boa escolha. A planta apresenta nas suas hastes e até nas folhas espinhos. Outra coisa importante, a amora-preta perde as folhas no inverno, então quando chegar o mês de maio, junho, sua amoreira vai perder as folhas, não se preocupe, quando a primavera chegar ela volta a ficar toda linda.
A escolha dos materiais vai depender da disponibilidade deles e do gosto de cada um, seja criativo!
Primeiro passo a escolha dos materiais:
  •    Vaso de 20 a 40 litros;
  •    Argila expandida, ou pedra brita;
  •    Substrato, pode ser comercial ou terra de mata por exemplo;
  •    Adubo (orgânico ou químico);
  •    Muda de amora-preta;
  •    Material para cobertura de solo: pedras brancas por exemplo.
Existem vários vídeos no youtube, por exemplo esse aqui que mostra bem certinho como fazer o plantio no vaso.
O que vai mudar vai ser no nosso caso o manejo para essa frutífera. Quando você for montar seu vaso, adicione um kg de adubo orgânico (você pode comprar em lojas de jardinagem, usar esterco de gado e galinha curtido, ou mesmo usar o húmus que você prepara em casa, caso você o faça). Importante não adicionar muito adubo, pois se trata de uma planta muito vigorosa e você pode não conseguir dar conta dela, pois ela naturalmente já requer muita poda e se você adicionar muito adubo ela vai crescer demais.

No primeiro ano as hastes que brotam devem ser raleadas, deixando apenas duas hastes. Quando necessário pode-se fazer o tutoramento dessas hastes (conduzir ela em uma parede por exemplo). No inverno, ou quando as hastes atingirem a altura ideal (no meu caso farei com 60 cm) deve-se fazer o desponte delas para estimular as brotações laterais.
Esquema da planta para definir o que são hastes e o que são ramos laterais.
Nos anos seguintes existem várias podas para serem feitas. As podas de verão tem como objetivo segurar o vigor, determinar o tamanho da sua planta, eliminar as hastes que já produziram no ano anterior e forçar o crescimento dos ramos laterais. As podas deverão ser feitas de acordo com a demanda da planta. Por exemplo, quando sua planta atingiu a altura desejada, você pode realizar o desponte da haste. Quando as hastes já produziram, você pode cortá-las rente ao solo, não tenha medo! A amora-preta só produz em hastes do ano!

As podas de inverno, que ocorrem geralmente no mês de julho, tem como objetivo determinar a quantidade de ramos laterais na haste, determinar o tamanho dos ramos laterais (isso vai depender do diâmetro do seu vaso, o ramo não pode ficar maior que o raio do vaso), deixam-se de 2 a 4 ramos por haste, mas você tem a liberdade de testar! A amoreira aceita muito bem a poda.

Alguns cuidados com a planta são necessários, expor ao sol é uma delas, de preferência sol da manhã. A amoreira vai necessitar de irrigação,  um modo prático para verificar a necessidade da água e tocar a terra, se ela estiver úmida não necessita de água, caso contrário aplica-se água.  Trata-se também de uma planta que requer manejo durante o ano.

A amora-preta é uma planta que precisa de frio para produzir, locais com temperaturas mais elevadas já não são interessantes para essa planta. Você pode ter ela na varanda ou até mesmo dentro de casa, ela aceita sombra com tranquilidade (mas não pode deixar ela no escuro, tem que ter luz nem que seja luz indireta do sol).
Meu vaso em pleno crescimento, detalhe para os espinhos da amora-preta
A minha planta vai perder as folhas em maio, junho, e voltar a ter folhas de agosto em diante. Lá no fim de setembro, outubro e novembro ela vai ter flores e depois em novembro, dezembro e janeiro ela vai produzir frutos!
Beijo da Tia Jake, qualquer dúvida é só perguntar nos comentários.

Comentários

  1. Respostas
    1. Sim, essa variedade produz bastante e bem rústica. Caso queira mais informações, posso lhe enviar por e-mail. Tenha um ótimo final de semana.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira