Projeto horta 2016 - Plantios pós páscoa

Depois de muito tempo de enrolação e correria, resolvi atualizar meu blog. Esse fim de semana estava na casa dos meus pais e aproveitei para pegar algumas mudas e sementes. Trouxe muda de babosa, morango e alho, sementes de mostarda, cebola, nabo forrageiro, ervilha e tremoço branco. Já plantei tudo! Coloquei duas das mudas de babosa na frente da casa junto com a roseira o crisântemo e o bom senhor, a outra coloquei dentro da horta/jardim. Os alhos e morangueiros coloquei no corredor onde não tinha nada plantado. As sementes semeei a lanço mesmo, quero que o nabo e o tremoço cubram o chão, elas são plantas para cobertura verde durante o inverno, inverno aliás que já está chegando, hoje era nove da manhã e a temperatura estava na casa dos 14°C. 
Os últimos alfaces que eu plantei tem quase um mês de idade e logo, logo poderemos comer salada, eu tenho pelo menos três variedades de alface plantada: lisa verde, crespa verde e crespa roxa. Os meus pimentões estão produzindo a terceira leva de pimentões, essa semana já poderei comer eles, os pés estão satisfatoriamente carregados. As salsinhas que eu plantei à alguns dias, junto com os alfaces estão cada dia mais bonitas, meus tomilhos estão firmes e fortes. Outros que só me enchem de orgulho são meus tomateiros: o mais velho deles todo dia tem um tomate maduro, a gente usa pra incrementar a salada ou pro omelete matinal, os dois menores já estão florescendo. Meus repolhos estavam sendo atacados pelos pulgões, mas não pude fazer nada semana passada por causa da chuva, essa semana acho que o frio espantou eles, infelizmente um dos repolhos não sobreviveu (RIP Repolho). 
Como meus pais moram no sítio, trouxemos muitas verduras de casa e outras coisas: alface, repolho, chuchu, mamão, alho, berinjela. laranja, carne de porco, pão, torta, bolacha, compota de pêssego, milho verde, ovos, pimenta e abóbora. A gente calculou mais ou menos quanto custaria comprar todas as coisas que a gente trouxe, se fossemos no mercado, pasmem, o valor passou de 100 reais! Ai eu comentei com minha mãe, a gente quando mora no sítio não contabiliza quanto se economiza somente em ter as coisas plantadas em uma horta e ter alguns animais. Por isso acredito e faço agricultura no meio urbano, além de trazer um pouco de verde pra cidade, a gente ainda economiza e valoriza o nosso alimento de cada dia. 
Segue em anexo as fotos de hoje:






Sob a guarda do limoeiro a da espada de São Jorge

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira