Software de manipulação de imagens grátis

 

Manipulação de imagens do acerdo Pexels
Olá caro navegante,

Bem vindo! Estou no meio dessa crise financeira, social, econômica e sanitária em casa. Depois que eu retornei do Marrocos eu estou parada, claro que isso não é 100% verdade pois, quando estamos em casa nunca estamos paradas né? Em outro texto vou falar sobre carga mental das mulheres...

Enfim, semana passada eu terminei um curso de edição e manipulação de imagens realizado por uma parceria do Estado de São Paulo, Senac e Sebrae. O curso foi de curta duração, presencial e abordou temas básicas de edição e manipulação de fotos. As aulas eram pensadas para dar soluções para os problemas de cada aluno e também alguns desafios foram propostos.

Mas o mais interessante para você, caro navegante é que a ferramenta utilizada para a edição e manipulação de imagens não era aquela famosa lá e super cara que a gente conhece... você sabe qual. Na realidade a gente usou um software livre chamado GIMP do inglês gnu image manipulation program, que nada mais é que um programa de manipulação de imagens do sistema operacional GNU baseado em software livres (alô usuários do Linux). 

Apesar de ter sido criado para sistemas operacionais abertos, existe a versão que pode ser usada no sistema operacional windows livremente. 

Em relação ao uso desse software: os usuários daquele programa pago me disseram que o Gimp é mais complicado de utilizar, que as ferramentas estão escondidas e etc. É até compreensível pois, o programa pago tem muito dinheiro para investir em desenvolvimento e melhora do seu software de acordo com as necessidades dos usuários. 

Na minha opinião enquanto usuária iniciante do programa, que nunca usou o pago por motivos óbvios de não ter grana para pagar a assinatura e nem coragem de usar o programa de maneiras um tanto quanto duvidosas... tive uma experiência satisfatória em termos de conseguir realizar o que eu queria. Além das atividades do curso e as aulas que a professora passou em sala, eu mergulhei em alguns tutoriais para o programa, existem muitos em português mas principalmente em inglês.

Na minha humilde opinião eu acho que vale super a pena utilizar da ferramenta open source, vi alguns vídeos no youtube com a opinião de quem utiliza as duas ferramentas (dê uma conferida também!) e segundo a maioria o programa pago vale a pena para quem trabalha em empresas que ofereçam o software no trabalho. Já se você se encaixa na categoria freelancer vale a pena usar o GIMP. 

Caso você tenha curiosidade e queira testar o GIMP, aqui está o link do site em português: gimpbrasil

No site da Gimp Brasil você vai encontrar uma série de dicas, tutoriais e ferramentas para customizar o seu software. 

Ahh! Vale a pena lembrar que na hora de se trabalhar com edição de imagens o ideal é usar elas em formato Raw que é bem maior que o nosso conhecido JPEG. Então na hora em que você estiver rodando o Gimp, seu computador vai estar processando uma grande quantidade de dados, fique atento para ver se seu PC suporta essa atividade. 

Uma dica importante que eu tive que usar é a seguinte, para edição de imagens em formato RAW você precisa ter instalado um outro software de edição, também gratuito para que o GIMP possa ler o arquivo. Eu uso o RawTherapee que está disponível no site da RawTherapee. Quando você for abrir uma imagem no Gimp, ela vai abrir no RawTherapee, aí é só fechar o Raw e editar normalmente. 

Segue a lista de alguns tutoriais bem bacanas disponíveis no youtube

Busque: Tratamento de pele com separação de frequência; Gimp primeiros passos; Recortar cabelo com Gimp

Dica extra

Se você quer treinar edição e não tem câmera boa nem fotos próprias, existem dois sites que podem te ajudar.

O site Pexels conta com um grande acervo de fotos e pequenos vídeos em Jpeg que podem ser utilizados livremente, o site conta com regulamento, dá uma checada só para garantir. As fotos são ótimas e já vem tratadas, ótimas para quem quer criar colagens, panfletos entre tantas outras possibilidades. Você pode realizar buscas por assuntos no site, o que facilita o trabalho.

Agora, se você quer treinar em fotos cruas, para edições de cores, luzes, pele, tratamentos de fotos em geral o site Signature edits conta com um acervo de fotos em Raw, também disponíveis para uso gratuito. Diferente do Pexels, o Signature não tem ferramenta de busca, você terá que ficar rolando a página até encontrar uma imagem que te agrade. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira