Aventuras na Terra das “Mil e uma noites”!

Mas onde é isso Tia Jake? Você não lembra? Não leu? A Terra das Mil e uma noites um clássico literário! Livro que fui ler agora e me distraí! Tenho somente a primeira parte das histórias nos arquivos do meu computador, tenho que procurar o resto para ler. Aliás se alguém quiser me presentear com esse livro fique à vontade! É exatamente o gênero de livro que eu gosto hehehe.
Istambul! Grande cidade, muito grande mesmo! Com seus mais de 8 milhões de habitantes fora a região metropolitana é a única cidade no mundo que fica em dois continentes (Ásia e Europa) e é dividida em três partes! Mas como isso é possível? A cidade é cortada pelo mar (?) e pelo estreito do Bósforo. A parte europeia é dividida em duas partes (cortadas pelo estreito do Bósforo) e o mar divido os continentes!
Uma das cidades mais antigas do mundo, já teve diversos nomes, mas o que eu mais conheço e Constantinopla! Não tenho certeza mas acredito que a cidade já data da época do Domínio persa na Ásia e nos países do mar mediterrâneo já que é a passagem mais rápida da Ásia pra Europa!
Foi principalmente a história dessa cidade o que me chamou atenção e me fez querer a conhecer. Claro que por ser uma cidade muçulmana ela me atraiu ainda mais! Eu sou uma admiradora da cultura árabe e como o Brasil fica distante de todos esses países decidi não perder a oportunidade de ver de perto a cidade onde cristãos, judeus e muçulmanos vivem em harmonia. É claro que mais de 90% da população é muçulmana e a cidade é tomada por mais de 2000 mil mesquitas ricamente e lindamente decoradas.
Vista do Mar que separa a Ásia e a Europa
Visitei Istambul no começo de junho desse ano. Cheguei em Istambul pelo aeroporto internacional que fica situado na parte europeia da cidade. Chegamos no fim da tarde e o sol fazia um trabalho maravilhoso sobre as águas do mar, as cores douradas, rosadas contrastando com os navios brancos e vermelhos, as nuvens rosadas e avermelhadas me deram as boas-vindas a Turquia.
Chegando no aeroporto eu pude ver a grandiosidade da cidade que eu estava prestes a visitar! Havia inúmeros aviões desembarcando passageiros, aviões embarcando, mesmo após a aterrisagem ficamos pelo menos 30 min esperando uma vaga para poder “estacionar” o avião para os passageiros desembarcarem! Quando nosso avião fez a curva para poder encaixar naqueles tubos de desembarque eu pude contar pelo menos mais 6 aviões atrás de nós! Havia inúmeras companhias de países árabes que eu nunca tinha visto!
O aeroporto era enorme, as filas para mostrar o passaporte eram enormes também! Eu cheguei em um avião que veio da Grécia, uma companhia grega maravilhosa! (citar a companhia). Éramos aparentemente o único avião europeu a haver aterrissado naquele momento. Logo podia se ver a diferença entre os passageiros loiros gregos e os árabes! Eu como tenho a pele morena me passava por turca haha.
Eu havia pedido para o meu hostel enviar um transfer (motorista para me levar diretamente ao hotel), quando cheguei a Istambul estava muito cansada e já era noite! Depois de passar pela polícia turca e carimbar meu passaporte, passei pelas enormes lojas de grife do dutt free do aeroporto cheguei na área onde os passageiros são esperados pela família ou quem quer que tenha ido busca-los no aeroporto! Eu esperava encontrar meu motorista com meu lindo nome em uma plaquinha! Quando a porta automática se abriu cheguei a desanimar! Havia no mínimo trezentas pessoas com folhas de papel em inúmeros idiomas, nome de hotéis, nome de passageiros e claro, o meu não estava lá! Depois de meia hora consegui localizar meu nome e é claro mais meia hora até dizerem com qual dos motoristas eu iria!
Depois dessa pequena aventura no aeroporto cheguei ao hotel. O hostel ficava em uma parte de Istambul repleta de opções de hospedagem, agências de viagem, restaurantes, mercadinhos, em resumo o melhor local para turistas! Além é claro de estar a nove minutos das duas atrações mais importantes de Istambul: A mesquita Azul e Santa Sophie!
Santa Sofia

Interior da Mesquita Azul

Mesquita Azul

Os turcos são conhecidos por serem comerciantes e ótimos negociadores! Descobri isso na prática! Estava eu toda linda e bela tirando algumas fotos da belíssima Mesquita Azul quando um homem me abordou dizendo que seu primo ou irmão, não me lembro mais, era dono de uma loja de tapetes! De ótimos tapetes, tapetes esses que vinham da região da Capadócia (ainda vou para lá <3), ele dizia que eu não estava fazendo nada mesmo e que a mesquita ia abrir apenas em duas horas e que eles iam me oferecer um chá! Eu como a pessoa honesta que sou disse ao homem: eu sou estudante, pobre, sem dinheiro, só vou para tomar chá de graça! O homem riu (acho que ele não levou a sério). Chegando na loja de tapetes me serviram um chá de maçã divino, eu não sou fã de chás, mas aquele fez eu pensar em mudar de ideia. O dono da loja falava francês e português o que facilitou nossa conversa. Ele começou a perguntar se eu quisesse um tapete qual seriam as cores que mais me agradam, as estampas: clássicas ou geométrica, onde eu colocaria um tapete etc, enquanto isso eu ganhei um segundo chá hehe. Finalmente eu achei um tapete minúsculo (25 por 40 cm) e perguntei o preço, ele como bom negociador que era disse: na Turquia nós temos uma tradição, o primeiro cliente do dia é especial! A gente vende não pensando no lucro, mas sim em ter sorte! A primeira pessoa que entra na loja traz sorte se comprar por isso esse tapete que custa 420 liras para você eu faço a 200 liras! Eu ri nessa hora! Liras valem mais ou menos o mesmo que reais, então vocês imaginem o quão caro era esse tapetinho! Eu olhei para ele e com toda a minha franqueza lhe disse: meu caro eu tenho 200 liras para comer em Istambul por três dias! Ele riu e me disse “Pelo menos continuamos amigos”.
Lâmpadas no "Grande Bazar" onde se vende desde temperos até joias 

 Copo de chá turco, um dos inúmeros que eu ganhei de graça só por ser mulher brasileira! Esse aí o garçom me deu para eu ficar esperando o horário dele acabar... vai nessa benzinho!
Ler a borra do café! Eu até tentei, mas não rolou! Você consegue ler o meu destino?
A cidade de Istambul é muito bem servida de transporte público, é claro que eu achei um pouco caro, mas eu não sou base por que estava contando moedinhas nessa viagem. O que eu mais achei interessante foram os barcos que fazem o transporte de passageiros de um lado para o outro. É como se fosse um ônibus só que fluvial e com vista panorâmica. Peguei um desses para ir ao lado asiático, me falaram e aparentemente é verdade, que o lado asiático é que tem menos atrações turísticas e que não é tão frequentado por turistas, mas eu precisava ter o gostinho de pegar um barco e atravessar de um continente ao outro! E foi o que eu fiz! Esperei o entardecer e fui até o lado asiático. A viagem durou cerca de 30 minutos. O trajeto de ida teve mais passageiros que a volta, acredito que eram pessoas voltando para casa depois do trabalho. Depois de dar uma olhada na Ásia e tirar uma foto entrei no barco e voltei, voltamos quando o sol estava com aquela cor dourada de entardecer, ele se punha atrás do lado europeu, o plano de fundo era lindo, as mesquitas dão um charme sem igual ao pôr-do-sol de Istambul. 
Detalhe para expressão do rapaz vendo o pôr do sol! As construções arredondadas com torres ao fundo são mesquitas!
Os homens turcos piraram na minha beleza exótica (que para eles não era tão exótica assim por que eu parecia turca pra eles, foram inúmeras as vezes que falaram comigo e turco). Quando eles descobriam que eu era brasileira, choviam elogios e convites para tomar chás, fumar narguilé, conhecer Istambul com eles. Isso me incomodou um pouco, mas eu relevei por estar de férias. Na última noite em Istambul e com minhas ultimas liras resolvi me dar de presente comer alguma coisa num restaurante panorâmico da cidade (não uma refeição por que tudo era caro nesses restaurantes) resolvi comer uma baklava (doce turco) e tomar água (hahaha) foi o que meu orçamento permitiu. Cheguei em um restaurante e o cara que estava atendendo perguntou se eu estava com fome e apresentou o menu, aí eu fiz a cara do gato de botas e perguntei se eu podia subir no terraço do restaurante (que era só para reservas). Como não haviam muitos clientes ele deixou eu subir. Mas logo subiu para conversar comigo e dizer como tinha se encantado por mim (blá, blá, blá) resolvi poupar minha beleza e cortei o assunto dele falando sobre a política na Turquia (assunto que eu tinha lido um pouco antes de viajar), resultado ele foi embora depois de me pagar alguns chás ahhahahhaha, mal ele foi embora um garçom veio me cantar! Me fiz de besta e fui dormir por que meu ego já tinha sido inflado demais para uma noite só!
 Baklavas é tudo o que vejo!
Vale lembrar meus amiguinhos que fui pra Istambul quase sem grana e é claro falando meu inglês basiquíssimo (para comer e beber) e ainda assim sobrevivi! Valeu a experiência de viajar sozinha e num país tão diferente, mas que me fez sentir um gostinho de casa. Desculpem o tamanho do texto, mas ainda me sobraram histórias de Istambul! Beijo da Tia Jake Rainha de Istambul!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira