IV Feira Regional de Economia Solidária e Agroecologia - FESA

Hoje aconteceu em Laranjeiras do Sul a IV edição da Feira Regional de Economia Solidária e Agroecologia - FESA. Eu sou bolsista PET, e o projeto exigiu que a gente estivesse hoje apresentando algumas oficinas e ajudando em algumas atividades pontuais. A I FESA aconteceu em 2012, desde  o início sempre contando com participação de agricultores de toda a região não somente de Laranjeiras. 
Na FESA além da comercialização de produtos orgânicos oriundos da agricultura familiar e das famílias de assentados da reforma agrária da região, também são ofertadas oficinas para os mais diversos públicos que participam da feira. Atividades culturais são marcas da FESA, sempre conta com a presença de músicos, grupos de dança da região e hoje ainda havia um rapaz declamando poesia. 
A FESA é a oportunidade de mostrar para a população urbana o que vem sendo produzido nas áreas rurais e quem está produzindo, aproximando assim produtores e consumidores. O diálogo é estabelecido, paradigmas são quebrados, além de ser um momento agradável ver tanta fartura e pessoas felizes em poder levar o que produzem para a população.
Além da comercialização, oficinas e atividades culturais, um momento é reservado para a "Feira de Sementes". Nesse momento os agricultores fazem troca das suas sementes crioulas. Alguns levam uma grande diversidade de sementes, outros nem tanto, mas a troca de sementes é um dos momentos mais aguardados por todos. 
Hoje ocorreu a entrega de certificados de produtores orgânicos na FESA. Vários grupos de agricultores receberam seus certificados. O selo orgânico que eles gozam a partir de hoje é o certificado participativo através da Rede Ecovida de Agroecologia. A certificação participativa é um sistema onde o próprio grupo é responsável por se autogerir e acompanhar as conformidades e inconformidades do grupo, caso seja encontrada alguma irregularidade pelo MAPA, todos os agricultores do grupo perdem o certificado. 
O projeto do qual eu faço parte participou fazendo duas oficinas, um sobre a importância da cobertura do solo e a outra com a divulgação da cartilha "PET e você por um Mundo Mais Saudável" junto as crianças presentes no evento. Duas outras atividades foram realizadas, a primeira foi a divulgação das fotos do grupo PET na região Cantu, a segunda foi ajudar na organização da Feira de Sementes. 
Como resumo, posso dizer que a importância desse tipo de eventos é inegável. Os agricultores tem espaço para mostrar o que estão produzindo e os consumidores podem ver que existem alternativas de consumo mais saudável na própria região. A sensação de ver a alegria de um agricultor (a) vendendo seus produtos, conversando, "contando causo" é maravilhosa. Aconselho você a procurar a feira da sua cidade (caso ela exista) para conhecer quem são as pessoas que estão produzindo seu alimento e descobrir igualmente de que forma esses produtos vêm sendo cultivados. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira