Pitaya em vaso

Sábado foi o dia da minha formatura, por isso ganhei do meu amigo Rodrigo uma muda de Pitaya. Hoje resolvi que iria plantar de uma vez meus novos bebês. Qual é a primeira coisa que a gente faz quando vai plantar uma espécie diferente? P E S Q U I S A R sobre ela, e foi isso o que eu fiz.
A Pitaya é uma planta exótica, rústica, nativa da América Central, ela também é chamada de Fruta do Dragão (provavelmente por causa da sua forma toda diferente). O fruto possui um formato irregular, com gomes escamosos, a parte externa tem coloração variando de vermelha a amarela. A que eu ganhei aparentemente é a vermelha, mas só vou descobrir quando frutificar. 
Já a polpa da fruta varia de vermelho-púrpura ao branco, além das sementes escuras que dão um charme a mais pra ela. Na hora de comprar uma Pitaya é recomendado escolher as que têm cores mais vivas e com a casca sem batidas ou amassados. 
Existem três tipos de Pitayas:
Hylocereus polyrhizus
Polpa branca com casca rosa avermelhada

Hylocereus megalantus
Polpa e casca rosa vermelho-púrpura

Selenicereus undatus 
Polpa branca e casca amarela
A Pitaya pode ser consumida tanto fresca, como na forma de sorvetes, iogurte, compotas, tortas, musse, e também como corantes para doces. Acabei de plantar a minha, mas já quero testar receitinhas heheh.

Sobre o cultivo
No meu caso, eu plantei as minhas mudinhas em vaso, o ideal seria usar vasos maiores, mas eu usei os que eu tinha em casa. A planta da Pitaya lembra muito um cacto, isso já nos indica que temos que tomar cuidado com o excesso de água. 
Na hora de preparar o vaso eu coloquei meia parte de terra e meia parte de areia, assim a água vai escoar com mais facilidade, no fundo do balde eu coloquei pedras britas para facilitar o processo de drenagem. Adicionei também umas 500 gr de esterco bovino curtido. Depois de pronto o vaso, fiz um corte na parte da planta que ia ser enterrada para facilitar o enraizamento. Caso você tenha curiosidade, existem inúmeros vídeos no youtube ensinando como fazer o plantio. 
Se tudo der certo e a minha plantinha enraizar, em breve terei que fazer o tutoramento da minha planta, mas isso é história para uma próxima vez.

Para quem tem curiosidade de conhecer um "pomar" de Pitaya, esse é um pequeno exemplo que eu conheci em São Miguel do Iguaçu-PR, quando eu estava estagiando na região.
Observa-se que eles estão estaleiradas (amarradas nessas madeiras), embaixo são linhas de abacaxi


Essa é o botão de flor da Pitaya

E estes são meus humildes vasos de Pitaya


                                                                  Espero vê-los em breve produzindo

Beijo da Tia Jake ;)

Referência
GONÇALVES, Aline. Pytaia. CEASA Campinas. Disponível em: http://www.ceasacampinas.com.br/novo/DicasVer.asp?id=1674 Acesso 17 de agosto de 2017.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira