Projeto horta 2017-2018


Domingo de sol na Laranja Laranjeiras. Agora com o inverno encaminhando-se para o seu fim, já notei na minha hortinha algumas plantas rebrotando. Lembrando que hoje é dia 06 de agosto de 2017, e o inverno aqui na minha região começa já em meados de maio. 
Esse ano nós tivemos alguns dias frios durante o mês de junho (que marca o início do inverno), mas a surpresa mesmo veio em julho. Quando acreditava-se que o inverno já estava acabando, uma forte massa de ar frio polar chegou na região, o que proporcionou pelo menos três geadas consecutivas. Para quem gostaria de entender o que é uma geada, clique aqui
Agora está na hora de eu começar a planejar minha hortinha aqui de casa. Os raios solares já estão novamente atingindo minha hortinha. Para quem não sabe, a terra gira em torno de si mesma, isso da origem aos dias e noites, e também gira em torno do sol, o que dá origem as estações do ano. Pois bem, graças a esse último movimento, a forma com que os raios solares incidem sobre a terra são diferentes de acordo com a estação do ano. 
Você já deve ter ouvido falar que o sol "caminha" durante o ano no céu, na verdade é a terra que muda de lugar enquanto gira ao redor. Aqui na minha região, por estar longe da Linha do Equador isso é bem visível, por isso as estações do ano aqui são bem definidas. 
Mas por que eu estou falando disso? Bem, durante a primavera e principalmente verão, o sol bate praticamente o dia todo no meu quintal, mas no outono e inverno ele fica sombreado o dia todo! Ou seja, para produzir qualquer coisa lá é bem difícil! Agora chegando a primavera, o sol começou a iluminar lentamente as minhas extensas porções de terras (15m²). 
É tempo minha gente de planejar o que plantar, onde plantar, preparar adubos entre outras coisas. Essa semana mesmo, incorporei um pouco de esterco curtido que eu tinha guardado (sim, eu tinha esterco bovino guardado hahaha), também andei retirando algumas plantas espontâneas que estão ocupando a área e verificando meus morangueiros, estas plantas queridas mesmo na sombra e frio prosperaram. Em breve trarei mais notícias da minha horta.

Seguem abaixo fotos das minhas plantas que estão rebrotando lindas para a primavera.


As roseiras estão rebrotando 

Amora (Morus sp.) rebrotando e já preparando as flores para produzir amorinhas 💜💜💜💜

Morangueiro já florescendo, em breve morangos fait maison 🍓🍓🍓

Este é novo aqui em casa, é um pé de Mirtilo! Em breve produzindo também

Beijos da Tia Jake (agrônoma desempregada) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira