Como podar meu manjericão?

 Olá navegante, bem vindo ao meu mundo!

Hoje continuando meu projeto de horta 2022 vou falar sobre o meu vaso de manjericão roxo. Comprei faz mais de um mês um vasinho com vários pés de manjericão roxo. Eles não estavam nas melhores condições, eram muito jovens e tenros, pareciam ser hidropônicos, mas o preço estava muito bom então trouxe para a casa.

O tempo passou, ele começou a se desenvolver aos poucos, troquei de vaso, coloquei em um maior e eliminei as plantas mais fracas, sobrando ainda quatro pés. Para o meu desespero o meu manjericão começou a perder as cores vibrantes e adotou um tom verde sem graça.

No início acreditei que o problema estava na falta de água, tendo em vista que ele precisa de muita, resolvido o problema da água, notei que ele estava ficando caneludo. Mas o que isso quer dizer? Ao invés de eu ter uma planta compacta, com tamanho bem distribuído e eu estava com uma planta esticando o caule e com as folhas estavam distantes. Foi aí que acendeu uma luz vermelha na minha cabeça.

Buscando na youtube, encontrei um vídeo do canal minhas plantas da Carol Costa. Eu gosto muito do canal, agrega conhecimento prática com muito conhecimento técnico de maneira acessível e bem humorada. No vídeo Carol deu várias dicas do porque o manjericão não estar bonito e pimba! O meu maior problema era a falta de sol no manjericão roxo.

Meu vasinho estava em um lado da casa onde ele era agraciado pelo sol da manhã e só isso, ele precisa de pelo menos seis a oito horas. Além disso aprendi com a Carol a cortar as pontinhas dos galhos do manjericão, isso estimula ele a produzir ramos laterais e o vaso fica mais cheio e bonito.

Semana passada movida pela inspiração do vídeo, fui e podei meus pés de manjericão roxo, com as ponteiras eu fiz mais mudas. Confesso que como podei muito tarde, as plantas estavam altas e acabei fazendo uma poda muito drástica. O manjericão sofreu na hora de se refazer. Em compensação as mudas das ponteiras já enraizaram e estão lindas, até mais bonitas que os pés originais.


Aqui o vídeo para quem quiser aprender mais sobre o manjericão como eu aprendi.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira