Horta em vaso - projeto 2022

    Quero voltar a escrever sobre minha horta doméstica. Agrônoma que sou, materializo o velho ditado: casa de ferreiro, espeto de pau. Então não espere ver aqui coisas maravilhosas, milagres produtivos e sim o trivial, o mínimo, mas tudo feito com carinho e disputa de narrativas. 
    Do alto da minha experiência com hortas caseiras fracassadas, com escassez de materiais, das podas desnecessárias e a súbita falta de interesse nas plantas, venho aqui vos apresentar minhas novas plantas em um ambiente diferente. 
    Saindo do centro do Paraná, onde o frio era uma desculpa aceitável para meus fracassos produtivos, estou agora no Sudeste do Brasil na região metropolitana de São Paulo, onde no inverno não chove e os dias são geralmente nublados, logo, já tenho a desculpa perfeita para o insucesso. 
   Mas que diabos têm nessa sua horta? Olha até cochonilhas eu achei e lagartas fazendo poda gradual das minhas folhas de hortelã. Além disso, é claro tenho algumas orquídeas desesperadas, violetas deprimidas, manjericões desesperançosos, alecrins pálidos, maracujazeiros sofridos e uma videira petulante. 
Aqui é possível ver a cochonilha atacando meu manjericão roxo

    Provavelmente em outros dias eu estarei mais feliz e consequentemente a minha descrição em relação as minhas plantas mude, mas esse dia não é hoje. 
    Minhas plantas estão todas em vaso, minha casa não tem espaço com terra, o que limita minhas opções, ela tem uma iluminação nas áreas externas satisfatória, mas durante o inverno por causa dos muros ela é limitante. Em breve vou deslocar os vasos para poderem acessar a luz. A irrigação é feita com a água da rua, tenho projeto de coletar água da chuva para aproveitar na irrigação e também na limpeza dos espaços externos.
    Falando de fertilização, de início as plantas estão em vasos com terra pronta para plantio, uma outra hora falo sobre, já usei adubo de esterco de galinha e agora estou usando adubação química. A adubação química da resultado rápido, mas tem seus inconvenientes, se não for aplicada da maneira correta pode acarretar até na morte da planta por excesso de sais. Além disso trata-se de uma adubação limitada, estou usando um produto formulado com apenas nitrogênio, fósforo e potássio que apesar de serem os elementos mais demandados no crescimento das plantas não são os únicos. 
    Eu criar esse projeto aqui é uma maneira de pesquisar mais e ter mais cuidado com minhas plantas. Tive alguns problemas nos últimos tempos e graças a eles voltei a estudar e praticar cuidado com minhas queridas. Enfim, bem vindo e volte sempre.

Comentários

  1. Eu achei os bichos da foto nas minhas orquídeas, como você fez pra se livrar deles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eram poucos insetos eu tirei com a mão, esmaguei eles e sigo vigilante. Um jeito bacana é fazer uma misturinha de água e detergente e aplicar. Me conta se deu certo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira