Projeto horta 2015-1016

Estou sem dinheiro para poder comprar mudas, além disso não tenho adubo orgânico :( Mas a minha horta continua lá, firme e forte. Essa semana eu vi que um inseto cortou o caule de um dos meus tomateiros :( coitadinho dele, já estava quase florescendo! Fui lá e amarrei ele mais firme no tutor (madeira que dá sustento), eu tenho dois pés de tomate, acredito que eles sejam de variedades diferentes, pois, um tem cores mais escuras e folhas maiores e outro é mais claro e com folhas menores! Quando eles tiverem os tomates eu descubro se são ou não de variedades diferentes.

Meu canteiro de salsinha, cebolinha e pimentão está progredindo, acho que as plantas já se acostumaram a situação de não ter adubo e estão se desenvolvendo com o que tem, Tive uma baixa no canteiro :( um dos pimentões foi cortado por algum inseto desconhecido... isso me fez pensar e refletir, o canteiro estava descoberto, não tinha nenhuma proteção nas plantas, o chão estava seco... era óbvio que alguma coisa ia acontecer com minhas plantas. Eu aproveitei que tinha alguns capins secos perto do canteiro e cobri o solo, como não tenho tesoura de jardinagem peguei  a tesoura comum e cortei alguns capins a mais para por no canteiro. Hoje de manhã descobri um pé gengibre no quintal, tirei ele de onde ele estava (uma terra seca e fraca), e coloquei junto com as outras plantas. Eu li em um site há alguns dias atrás que hortelã é repelente contra formigas, hoje plantei hortelã próximo ao canteiro e cortei alguns galhinhos e coloquei ao redor do meu canteiro, dos tomateiros e dos meus pés de couve. 
Hoje também comecei minha casa de insetos, uma espécie de abrigo para insetos amigos do jardim e da horta. Eu vi mutos desses na França e resolvi testar para ver se realmente é interessante. Eu construí com madeiras velhas, de móveis que eu encontrei perto de casa, emprestei o serrote da vizinha que apesar do bom coração dela, não corta nada, arranquei alguns pregos da parede da casa (que é de madeira), peguei meu martelo e fiz milagre com os materiais que eu tinha. Aquele serrote da vizinha fazia mais cócegas do que cortava, consequentemente minha mão tá com um calo que abriu...agora não posso usar o dedo... mas valeu a pena. Amanhã, ou depois vou continuar trabalhando nela, eu fiz a estrutura agora falta preencher as partes da casinha com madeira, bambu, palha pra criar um habitat pra cada tipo de inseto, quero atrair polinizadores e predadores de insetos "pragas". 
Meu jardim vai ficar bonito :D

 Minha primeira casinha de insetos! 

Ela vai ficar linda quando estiver pronta

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira