Projeto horta 2015/2016

Minha querida república tem sede em uma casa que não é das melhores. Nossa tapera é toda de madeira, com frestas nas paredes pra circular o ar haha. Mas é nossa casa e como bons republicanos que somos a gente ama ela S2. Na frente de casa tem um espaço de uns 3x5m. Esse espaço é tomado por ervas espontâneas. A terra é um pouco pobre e o sol não consegue iluminar toda a área. Se isso não fosse suficiente ainda estamos sofrendo com ataque de lesmas e caramujos. Eles estão atacando porque além do sol não insider em toda a área, os últimos dias tem sido de muita chuva, ou seja, a umidade fez com que esses visitantes chegassem. 
Ontem seguindo as orientações da minha mãe, resolvi fazer mudinhas de couve e plantá-las em um espaço da nossa horta. Mas como eu sou uma começa desregrada me empolguei! Usei a enxada que a minha mãe trouxe e fui promotora do desmatamento do quintal! Nós temos dois pés de abacateiro na frente de casa, infelizmente eles estão grandes, pois tem dois anos de idade já e estão muito próximos a casa. Eu fui obrigada a cortar os galhos pra evitar que eles cresçam e possam prejudicar a estrutura já precária da casa. Cortando esses galhos eu perco dois abacateiros, mas ganho luz para as plantas que iria por no quintal mais tarde. Além dos abacateiros eu também cortei 4 pés de limão rosa que estavam crescendo! Deixei somente o mais forte e um pé de mexerica. Ai vocês começam a se perguntar: mas como tem tanta coisa em tão pouco espaço? Eu acredito que seja graças ao banco de sementes que a gente criou ali, pois a gente sempre enterrou o lixo orgânico nesse terreno. Logo esse solo é rico em sementes e matéria orgânica. 
As ervas espontâneas que estavam tomando conta do quintal também já eram! Tirei tudo, elas estavam subindo nas paredes e no muro. Dessa maneira pude expor os caramujos e lesmas, quem está contente com isso são todos os passarinhos da vizinhança, que passaram toda a manhã de hoje fazendo a festa! Eu tinha até pensado em pedir para as vizinhas me cederem as galinhas para poder comer os caramujos, mas os passarinhos vão dar conta! Hahaha. Agora o nosso projeto é plantar coisas na horta e fazer ela produzir alimentos pra gente! Hoje quero ir comprar algumas mudinhas para plantar na nossa futura horta. No lado de fora do muro tem um parte de terra sem grama onde tem uma roseira, minha irmã trouxe umas mudinhas e elas já estão plantadas, em breve a frente da casa vai estar florida. 
Tem novidades, ou mudas plantadas eu venho contar ^-^ 













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira