Processamento de frutas nativas do Sul do Brasil

Ontem, a gente pode participar de uma oficina sobre processamento de frutas nativas, principalmente a guabiroba (Campomanesia xanthocarpa). A gente despolpou a fruta em uma despolpadora pequena (utilizada por pequenos agricultores), depois disso dividimos a polpa em três partes: uma parte para fabricação de sorvetes, outra parte para fabricação de picolés e a última para pasteurização e armazenamento. A guabiroba é nativa da minha região e não tem praticamente nenhum tipo de aproveitamento para as frutas, normalmente são deixadas para alimentar os animais. A Universidade Federal da Fronteira Sul através do curso de Engenharia de Alimentos do campus de Laranjeiras do Sul, vem desenvolvendo alguns usos alternativos da guabiroba: bebida láctea, iogurte, queijo tipo petit suisse (danoninho), picolé e sorvete. 

Ontem algumas organizações de agricultores através do Projeto Ecoforte foram até a universidade fazer a oficina. Logo tínhamos presentes professores, estudantes, agricultores e técnicos fazendo a oficina. Todos acharam a experiência bastante proveitosa e surpreenderam com o sabor tanto do picolé quanto do maravilhoso sorvete. Vou anexar algumas fotos para vocês e nelas estão as receitas de picolé de guabiroba e de sorvete, a receita pode ser feita com vários outros tipos de polpa nativas ou não, ai é sua criatividade. Para despolpar as frutas, como provavelmente você não tenha uma despolpadora, o trabalho pode ser feito manualmente, vai demorar mais, mas vale a pena.

Todo mundo prestando atenção nas orientações

Parte do bagaço, casca e sementes separadas pelas despolpadora

Poupa da guabiroba







Polpa já pasteurizada 



Nhame nhame sorvetinho *-*
Ontem foi muito legal, mas como resultado de passar o dia inteiro em pé, hoje minhas pernas estão me matando! Minhas costas também, o tempo está frio e chuvoso, ou seja, PREGUIÇA! Hoje aproveitei para fotografar meu canteiro que só me dá orgulho! Faz quase 3 semanas que eu implantei ele e as plantas estão tão lindinhas *-*


Couve-flor e tomate

Couve-flor, pepino e rúcula 


Alface na horta vertical, notei que eles estão maiores aqui do que no canteiro
Agora estou aqui com as pernas para cima para que elas parem de doer, com um gato dormindo tranquilamente no meu colo. Olhem como ele é lindo:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira