Projeto Horta 2015-2016

Hoje segunda maravilhosa e quente em Laranjeiras do Sul, eu como estou no fim do semestre resolvi não estudar e fui comprar novas mudinhas. Comprei 3 reais em mudas, comprei tomate, beterraba, alface e pepino. Como a terra da frente da minha casa não me animou.. não é a mais fértil... então resolvi tentar fazer um canteiro do lado de trás da casa.

A área inicial 

Comecei o trabalho sozinha, carpindo as plantas espontâneas para instalar um canteiro, logo meu colega Edson resolveu ajudar. Pegamos alguns tijolos e delimitamos a área do canteiro, depois preenchemos o espaço vazio com uma terra melhor que achamos atrás da casa dos vizinhos. Após sermos comidos por mosquitos e formigas enchemos o canteiro e plantamos as mudinhas.
Área pronta

 Fizemos uma mistura de todas as espécies no mesmo canteiro. Eu fiz desse jeito pra enganar um pouco os insetos e também experimentar quais plantas tem interações positivas umas com as outras, eu já verifiquei que salsinha e cebolinha são ótimas juntas, e que os pimentões que ficam próximos a salsinha são menos atacados pelos insetos. 
Depois de terminar o plantio, deixei reservado quatro mudinhas de alface. Cobri o canteiro com capim manteiga e depois achamos folhas em processo de decomposição, fizemos a festa da matéria orgânica no canteiro. 

Terminado o canteiro peguei as garrafas pet's que pedi pra minha irmã preparar, enchi de terra e com a ajuda do Edson plantei os alfaces e cobri com folhas secas. Penduramos em uma cabeceira de cama abandonada. Eu fiz isso pra experimentar se uma horta vertical teria viabilidade ou não. Agora espero que elas se desenvolvam bem. Meu canteiro mais antigo já está sendo útil pra gente, já começamos a usar as salsinhas e cebolinhas. É muito bom poder colher o que a gente plantou, até o sabor é melhor. : ) : ) : )
Minha primeira hortinha vertical

Vista das mudinhas na garrafa PET


Ahhh quase esqueci! Achei um abacatinho de 15cm de altura. E fiquei com dó! Coitadinho, no meio do mato, eu queria plantar ele, mas ainda não achei um lugar ideal, estou a procura de uma família pro meu abacateiro. 
Um bebê abacate

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira