Turistando em São Gabriel Rio Grande do Sul

Depois de um semestre sofrido, as férias chegaram! Mas como tudo na minha vida, nada é tão simples assim! A primeira semana fiquei presa na Laranja finalizando alguns projetos que eu tinha.
Na semana seguinte fugi pros pampas gaúchos, fui parar mais precisamente na cidade de São Gabriel - RS onde tem um campus  da UNIPAMPA. Meu interesse nessa cidade não era turístico, não tinha amigos nem família para visitar, meu interesse era profissional. Fui até São Gabriel só para fazer um curso de técnicas de identificação de macromicetos (cogumelos).
UNIPAMPA campus São Gabriel - RS
A semana foi bastante corrida, manhã e tarde da UNIPAMPA trabalhando, mas me sinto feliz, a semana valeu a pena, conheci pessoas muito queridas, fui muito bem recebida, quase foram férias mesmo.
Apesar da correria do dia a dia, foi possível ver o quanto São Gabriel era charmosa! A priori estranhei a quantidade de hotéis e pousadas em uma cidade tão distantes dos centros turísticos, depois essa dúvida foi esclarecida. A cidade está na rota tanto de argentinos como de uruguaios que vão para as praias do litoral gaúcho, segundo os moradores a cidade fica exatamente onde todos param, assim os hotéis ficam praticamente vazios durante todo o ano e na época de temporada eles ganham tem lucro para o ano todo.
Construção usada para abrigar cavalos
A cidade é bem antiga! Tem mais de 170 anos, já fez parte da colônia espanhola, dessa época vem seu nome. Dom Pedro II passou suas vezes pela cidade, existe um posto do exército para garantir a soberania nacional do território, também foi onde um famoso líder indígena foi assassinado: Sepé Tiaraju. Existe uma cruz de dois braços no lugar onde ele supostamente foi morto.
Um dos lugares onde eu fui fazer coletas durante o meu curso foi na Reserva Sanga da Bica. A reserva fica praticamente dentro da cidade. Infelizmente a população joga lixo na reserva, mas mesmo assim não deixa de ser um ponto positivo para a cidade. A entrada na reserva tem uma pousada e algumas residências, um lugar bastante charmoso. Segundo meu amigo muitas pessoas fazem suas fotos de casamento por ali. 






Justamente por ser uma cidade antiga, existem construções e fachadas também muito antigas. Isso dá um charme a cidade, as fachadas antigas, bem-feitas (claro que o tempo roeu muitas delas, mas isso não tira seu charme). Muitas das fachadas são coloridas, as portas todas feitas com capricho, as janelas também, me lembrou algumas construções que eu vi na Europa, me fizeram pensar na região do mediterrâneo. Obviamente não entendo quase nada de arquitetura, por isso não ouso dizer de que época são as fachadas nem qual o estilo das mesmas.
Uma das igrejas da cidade, a única em que eu entrei, era linda. Ampla, com afrescos, muito bem desenhados, me fez pensar nas igrejas que eu vi em Luxemburgo. Simples, mas muito bonitas.











O único dia que saí para bater pernas foi no sábado, nos demais eu estava ocupada durante todo o dia, depois de bater perna e fazer todas as fotos que eu estou pondo aqui, terminei a tarde comendo uma pipoca doce em uma das praças da cidade. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira