Tentativa de golpe

Hoje fui vitima de uma tentativa de golpe. Estou tentando vender minha câmera fotográfica e mais alguns acessórios pra poder comprar uma outra. Como todo mundo na França pus um anuncio no site "Leboncoin". Logo recebi uma mensagem perguntando se a câmera ainda estava disponível e que se estivesse era pra mim enviar um email confirmando. Como normalmente, enviei um email dizendo que sim a câmera ainda estava disponível. Logo após recebo um email resposta dizendo que a pessoa estava realmente interessada no produto e gostaria de reserva-lo, mas havia um problema: essa pessoa não estava na França, então só poderia pegar a câmera em 15 dias. Entretanto a pessoa queria logo me pagar e pra isso ela pediu meu endereço e nome completo para poder mandar o dinheiro e para eu poder buscar na loja dos correios mais perto da minha casa (aqui são várias, cada bairro tem uma agência dos correios). Enviei meus dados na esperança que a transação não fosse ser complicada. 
Hoje de manhã logo após acordar leio um email enviado pela pessoa, meio sonolenta tento entender o que ela escreveu. A pessoa dizia estar na Costa do Marfim (país africano) e que já havia enviado meu dinheiro via Wester Union e que eu poderia ir à La Poste (correio) buscar o dinheiro, ela me deu o nome dela e a senha do site da Wester Union pra confirmar que o dinheiro tinha sido depositado. Entrei no site e o pagamento estava com o status de "liberado ao beneficiário". Mas para sacar havia um pequeno problema, as taxas de transferência de dinheiro da Costa do Marfim para a França eram um pouco caras... segundo a pessoa ela havia depositado o valor da minha câmera mais 150 euros que eram para pagar esses custos. Foi a partir daí que eu fiquei com a pulga atras da orelha. Como uma pessoa que vai vir para a França nos próximos 15 dias quer comprar uma câmera usada que custa 170 euros pagando os 170+150 (de taxas de transferência) ou seja 320 euros ao invés de comprar uma nova com esse valor? Além disso havia um número de telefone internacional para que eu liga-se para conseguir a senha pra retirar o dinheiro. O telefone era da Costa do Marfim 00225 56 84 85 63. De manhã depois de ler o imenso email que eles me mandaram e ter muitas dúvidas sobre esse processo de transferência de dinheiro via Wester Union e depois correios(porque eu sabia que na Wester Union a pessoa deposita o dinheiro é cobrada a taxa de conversão mas a outra pessoa pode recuperar diretamente em uma agência da própria empresa, não tem nada de correios na história)... resolvi levar o email pra mostrar para meus colegas franceses porque a forma como a pessoa escreveu me deixou confusa. Meus amigos de projeto leram o email e me disseram para eu tomar cuidado e deixar de lado isso porque parecia muito com golpe... cheguei em casa e resolvi verificar o site e o login que eles me enviaram, estava dizendo que o dinheiro estava disponível para o beneficiário (mas sem mostrar nomes nem valores). Peguei o número do responsável pelo correios da Costa do Marfim que a pessoa mandou, primeiro pesquisei de onde era o código e era realmente da Costa do Marfim ai pensei: se o cara é funcionário dos correios deve ser fácil achar o nome dele na net em algum site oficial: joguei o nome dele e o telefone, os três primeiros resultados foram sites de discussão de golpes na internet! Voilá! Fiquei triste por ter sido tentativa de golpe mas feliz por ter perguntado para meus amigos franceses a opinião deles. Depois também descobri que o site que eles me mandaram é um site falso, entrei no verdadeiro site da Wester Union e não encontrei nada sobre o tal depósito. 
Agora vou ficar mais esperta do que nunca com essas coisas, na dúvida vale sempre aquele ditado: Quando o milagre é demais o santo desconfia!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira