Cabo Verde um tiquinho de terra no Atlântico

Durante a noite eu tenho dois cursos, um segunda e outro quinta. Na segunda a noite eu tenho Análise e Administração de Projetos (nem vou comentar), e na quinta Responsabilidade Socioambiental. Hoje quinta feira eu vim pra aula e tive uma grata surpresa. A metade da aula foi dada por um professor de Cabo Verde. Ele falou sobre seu país (tão próximo do Brasil e que a gente nem conhece).
 Vou tentar recuperar algumas informações que ele contou na palestra e vou falar pra vocês.

História
O país foi "descoberto" em 1460, 40 anos antes do Brasil, não havia traços de vida nas ilhas. O país foi colonia de Portugal até 1975. Devido a sua posição estratégica (no meio do oceano), nas rotas que ligavam entre si a Europa, a África e o Brasil, o arquipélago servia como entreposto comercial e de aprovisionamento, o maior uso foi para o tráfico de escravos. Logo as ilhas tornaram-se um centro de concentração e dispersão de homens, plantas e animais. Com o fim da escravatura o país (na época colonia entrou em declínio). Em 1991, depois de um regime baseado no modelo socialista, foi institucionalizada uma democracia parlamentar com todas as instituições de uma democracia moderna, Hoje Cabo Verde é um país com estabilidade e paz sociais, pelo que goza de crédito junto de governos, empresas e instituições financeiras internacionais, de acordo com o site do governo de Cabo Verde.

Território
O território da República de Cabo Verde é composto:

  • Pelas ilhas de Santa Antão, São Vicente, Santa Luzia, São Nicolau, Sal, Boa Vista, Maio, Santiago, Fogo e Brava, e pelos ilhéus e ilhotas que historicamente formavam o arquipélago de Cabo Verde. 
Economia
A economia de Cabo Verde depende sobretudo da agricultura e da pesca marinha. A agricultura sofre frequentemente os efeitos das secas. As culturas mais importantes são o café, a banana, a cana-de-açúcar, os frutos tropicais, o milho, os feijões, a batata doce e a mandioca.
O setor industrial encontra-se em pleno desenvolvimento e podemos destacar a fabricação de aguardente, vestuário e calçado, tintas e vernizes. Atualmente vigora entre Cabo Verde e da União Européia um acordo de cooperação cambial que estipula a conversão do escudo (moeda de cabo verde) em relação ao euro.

Agricultura 
 A agricultura de Cabo Verde é muito diferente do modelo que conhecemos. As ilhas tem um clima bastante árido (eles ficam na mesma linha do deserto do Saara, logo são influenciados pelo clima árido do deserto). As chuvas são caem somente em três meses do ano e a média pluviométrica é de apenas 330 milímetros por ano. Pra efeito de comparação a região onde eu moro no Paraná tem um média entre 1800 - 2000 milímetros por ano, 300 ml são previstos só pra semana que vem. As ilhas não tem rios permanentes e um dos grandes desafios é garantir o acesso d'água para a população. A agricultura no mundo é responsável por 70% do uso da água, então imaginem vocês como a situação deles é dificil. Outra coisa bastante diferente é o tamanho médio das propriedades rurais, algo em torno de um hectare (dez mil metros quadrados) o que corresponde a um campo de futebol. 
Turismo
 Mais de 20% do PIB de Cabo Verde vem do turismo, vamos descobri por que?






Referencias 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira