Segurança Alimentar e Nutricional

Hoje chegando na universidade descobri que minha aula de avicultura ia ser um pouco diferente. Nós fomos convidados (intimados) a participar de um evento sobre segurança alimentar e nutricional. Mas ai vem a questão: O que seria Segurança Alimentar e Nutricional (SAN)? 
Em resumo (e não sendo nada precisa e nem querendo reescrever o conceito) é garantir alimentação de qualidade para uma população, garantindo que eles tenham acesso aos alimentos e com esses alimentos possam suprir suas necessidades nutricionais. 
O interessante desse evento é a participação de diferentes setores envolvidos com segurança alimentar, pelo que pude perceber a ênfase é pras prefeituras que fazem a compra de alimentos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. 
O Programa Nacional de Alimentação Escolar é o programa social mais antigo, no que tange a área de segurança alimentar.  O PNAE foi criado em 1983, entretanto sua origem é de 1954 na Campanha da Merenda Escolar, na época do governo de Getúlio Vargas, o Programa Nacional de Alimentação Escolar e a maior e mais abrangente experiência de programas na América do Sul de alimentação e nutrição. 
No ano de 2009 a corroboração da Lei nº 11.947, de 16 de Junho , veio com avanços para o programa, um deles foi a extensão do programa para  toda a rede pública de educação básica e também de jovens e adultos. Outro grande avanço foi a garantia de que 30% dos repasses do FNDE seriam investidos na compra de alimentos da agricultura familiar. 
O artigo 14º da Lei 11.497 de 2009 trata da aquisição de alimentos por parte do governo dos agricultores familiares. O artigo diz que “do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no mínimo 30% (trinta por cento) deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas”.
Mas qual a relação de uma coisa com a outra? O PNAE é uma maneira de garantir a Segurança Alimentar das crianças na escola, além de educar os estudantes do que seria uma alimentação saudável e de qualidade. Por isso estão tantas pessoas relacionadas as prefeituras no evento, pois são elas as responsáveis por garantir que a lei seja cumprida e que s alimentos de qualidade cheguem até as escolas públicas e nossas queridas crianças (não só). 
O único probleminha é que eu não entendi a relação da aula (técnica) de avicultura com esse evento?
Variabilidade de abóboras em uma feira familiar do país de Luxemburgo 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira