Para Itália com amor

Lembrei esses dias que durante a viagem para Itália junto com minha amiga Hannha, eu fiz um diário de bordo. Diário este que vou compartilhar aqui com vocês, relembrando os momentos maravilhosos em um país onde se engorda um kg por dia de visita. 

Diário de bordo 1: Bélgica - Itália

Embarcamos no avião (que estava cheio), a melhor parte do voo com certeza foi atravessar os Alpes Suíços. Uma das coisas mais lindas que já vi. 

Chegamos a Milão com as passagens de ônibus (transfer) já compradas para sair do aeroporto e chegarmos até o centro de Milão. Tudo foi tranquilo. Chegamos a Estação Central de Milão quase as quatro horas, compramos o bilhete de trem utilizando uma mistura de francês e italiano. Não tínhamos almoçado, então fomos comer uma pizza. Ela era enorme (uma pizza para cada um), tivemos que comer rápido para não perder o trem, Em resumo nossa primeira pizza foi comida com pressa e depois fria, porque guardamos o que sobrou embolado em um papel na bolsa. Nesse momento estamos indo em direção a Pisa em um trem regional, que para em todas as cidades entre Milão e Pisa.

PS: Pas de comentaire

Diário de bordo 2: Pisa - Florença Itália 

Chegamos em Pisa e depois de subir muitas escadas chegamos a superfície da Estação de Pisa. Nosso trem atrasou, mas a Ana estava nos esperando na estação usando um vestido e uma camisa jeans, ela estava bonita. Em Pisa estava fazendo calor e a  gente usando blazer e lenço, suando loucamente. Depois de atravessarmos Pisa a pé (Pisa não é muito grande), Chegamos ao apartamento da Ana, Um apartamento grande com dois quartos, dois banheiros e uma cozinha. Deixamos nossas coisas lá e saímos com Ana, Renata e Vitória para jantarmos. Fomos comer em um restaurante bem pequeno, mas muito aconchegante, Sentamos na parte externa (na rua), porque o tempo estava fresco e a conversa. Foram momentos agradáveis. Depois de jantar fomos até um bar famoso na cidade para beber "chupitos" ou shots. Eu experimentei um que tinha gosto de batida de amendoim, das mais baratas hahaa. Depois disso fomos até uma das pracinhas de Pisa para comprar cerveja em um minimercado. A cerveja é muito barata... e ruim. Com as garrafas de cerveja e os copos fomos até uma outra praça beber. Os italianos que estavam lá tinham um estilo bem alternativo, mas sem perder sua elegância. Uma outra coisas interessante é o fato de que eles não fumam tanto quanto os franceses. Depois da praça é hora de dormir (je ne peux plus), em um super colchão de ar. Domingo de manhã tomamos o café da manhã junto com a Ana (leia-se água, bolacha, bolo e ricota, não está fácil pra ninguém). Depois do café é hora de conhecer a cidade.

Fomos até a famosa Torre, as muralhas e outras construções. De lá fomos para uma feirinha onde eu comprei quatro cartões postais e uma bolsa. Esta bolsa tinha um preço inicial de 35 euros. Eu queria pagar 25, o vendedor reclamou e falou que eu teria que levar duas , minha amiga Hannah topou. Ai eu disse: pago 50 nas duas! Ele disse: Não, 20 em uma e 30 na outra! ahahahahhahahaha Então paguei os 50. Depois ele queria mais dez euros hahaha Fez umas contas loucas. Ele guardou meus 50 euros e ficou reclamando, saímos andando como se nada tivesse  acontecido.
Depois do acontecido, fomos almoçar. 7 euros em um prato gigante de macarrão + coca. Eu peguei um tipo nhoque com molho branco de cinco queijos, a Hannah pegou um raviolli, mas o meu estava muito melhor! Depois fomos comer um sorvete italiano (gelato) o melhor do mundo, depois que você experimenta um desses você nunca mais será o mesmo.
Depois do gelato, fomos a um mercadinho comprar algumas coisinhas e experimentar mais uma "maravilhosa" cerveja italiana. Quando estávamos chegando ao apartamento de volta, vimos um cara na rua cantando em espanhol nas ruazinhas, coisas de filme. Pegamos nossas coisas, nos despedimos e partimos para Firenze (Floreça). Chegamos e fomos direto para o hostel (Plus Florence), ótimo hostel e bem em conta. Depois de um banho, cabelo arrumadinho, roupa boa, e um belo par de tênis (por causa do meu pé machucado) saímos. Eu fui sem muletas (não foi uma boa ideia).
 Fomos comer em um restaurante muito agradável, do tipo que se vai só em ocasiões especiais (e a gente viajando era uma ocasião especial). Pedimos um raviolli e uma garrafa de vinho tinto da Toscana, uma delícia! Depois de nos entupirmos de pão e vinho (porque a porção de macarrão era pra ser comida em uma refeição completa, com entrada, prato principal e sobremesa), voltamos para o hostel (depois de comprar umas coisinhas pra encher a barriga), chegando lá fomos aproveitar o ar fresco na beira da piscina. No hostel, acordei as nove da manhã (os outros hóspedes do hostel já tinham saído). Arrumamos as malas e deixamos elas em uma sala que hostel libera para os hóspedes deixarem as bagagens. Encontramos um restaurante no hostel tomar café da manhã (a gente já estava roxa de fome), seis euros por um café de rainha! Seis euros para comer a vontade! O paraíso na terra. Saímos e fomos conhecer um forte, nesse forte encontramos uma senhora que nos parou e perguntou o que eu tinha (estava andando de muletas), fez uma oração por mim, depois a dor aliviou (hehe parece mentira eu sei).
Fomos conhecer a famosa catedral da cidade (mas sem subir na torre, a fila era grande demais para uma pessoa preguiçosa e de muletas). De lá, fomos visitar o antigo centro da cidade, em uma praça onde existem várias estátuas lindas. Indo em direção a Ponte de Vechio, não sei se é assim que escreve, passamos por um cupido (uma estátua viva), que nos mandou um beijo grande, uma graça.
A famosa ponte parece a mesma que caiu no filme "O Perfumista" (só na minha cabeça que elas são parecidas). Voltamos pelo mesmo caminho. Paramos no Museu da praça das estátuas, jogamos moedas na fonte dentro do museu e fomos comer mais um gelato! O de coco era divino nhame, nhame. Voltamos ao hostel, pegamos as bagagens e saímos em direção a Estação de Santa Maria. Antes de embarcar compramos mais uma pizza. (Já entendeu porque a gente engorda né?).
Na estação depois de brigarmos com as máquinas que não queriam vender bilhetes baratos, compramos nossos bilhetes para Roma! (Mais uma vez em um trem regional que levaria quatro horas para chegar). Estou aqui no trem, que vai fazer 16 paradas (que eu contei enquanto o maquinista falava), agora faltam 13.
 Eu e a Hannah estamos em uma cabine com seis lugares (tipo uma sala), Nós estamos na janela, antes todos os lugares estavam ocupados, mas agora só restou a gente que tem pizza pra comer (lanchinho leve). Ps: A região da Toscana é realmente linda como aparece nos filmes. 

Diário de bordo 3: Roma 

Local: Aeroporto de Roma - Fiumicino
Aproximadamente 3 horas da manhã
Quando chegamos a Roma, encontramos o brasileiro amigo da Hannah que iria nos hospedar. Sobre esse sujeito: essa é a primeira e última citação. No outro dia acordamos tarde, saímos perto do meio dia, saímos com planos de conhecer a parte da Roma Antiga. Antes disso fomos até a estação "Cavour", para procurarmos um bom restaurante (leia-se: barato).

As ruas eram estreitas, os prédios antigos, ruas de pedra, um charme irresistível. Almoçamos adivinha o que? Pizza! Em um restaurante tipico italiano, com cozinheiros indianos e com um garçom mexicano. Tem duas músicas que me fazem lembrar aquele lugar: 
Depois desse típico restaurante, fomos conhecer o Coliseu. Chegamos a estação de metrô e lembramos que a gente não tinha dinheiro para o ingresso. Hannah  a estação Termini sacar dinheiro. Eu de muletas fiquei aproveitando a sombra do Coliseu. Ela voltou então entramos. O Coliseu é giganteeee. Eu não fazia ideia de como era grande. Depois do Coliseu fomos tomar mais um gelato italiano. Com as energias recuperadas, fomos ver o Fórum Romano e ao Palatino, mas antes de entrar, um artista nos abordou com uma folha preta e uma tesoura, fez o perfil da Hannah, Ficou bonita e a Hannah comprou. Quando entramos para ver as ruínas nos deparamos com um imenso e antigo (não diga), complexo de prédios e templos.  Eu não imaginava que era tão grande. A melhor parte foi subir até o cume da montanha. De lá foi possível admirar a cidade e o Arco Máximo. Depois desses dois lugares a única coisa que eu queria era comer, tomar um banho e dormir. Comemos Kebab (em homenagem a França) e fomos pra casa. No segundo dia em Roma, saímos tarde mais uma vez. Fomos conhecer uma Pirâmide no meio da cidade. Depois fomos até a estação "Colosseo" e de lá caminhamos até a praça Veneza, construída por causa da Segunda Guerra Mundial. Depois, seguindo pela Rua do Corso, pudemos nos divertir, comprei alguns cartões postais (tenho coleção). Fomos procurando o Pantheon, prédio onde estão enterrados grandes romanos. A rua que leva ao Pantheon é um capítulo a parte. Lindamente repleta de pequenos restaurantes tipicamente italianos e caros. Em frente ao Pantheon existe uma fonte e escadas. O melhor local para mim! 
Eu já estava muito cansada e com sede demais para admirar a beleza do Pantheon. Saímos em direção a Praça Espanha, mas paramos no meio do caminho para comer mais um pouquinho. Para o almoço Pizza para mim e espaguetti para Hannah. Depois de comer, fomos comer mais um gelato. Nossa amiga Josefina nos indicou uma sorveteria. Sorvete realmente incrivel. Depois de tanto comer, encontramos uma praça (que eu não lembro o nome), onde haviam duas fontes lindas e muitos prédios antigos. Saímos de lá com uma meta: achar o castelo de Santo Ângelo. Uma das coisas mais legais do caminho era ver as folhas amareladas, cor de cobre e avermelhadas das árvores no outono romano. 
A ponte de Santo Ângelo tem lindas esculturas e o castelo no fim da ponte é o espetáculo à parte. Mas tudo isso é esquecido quando se olha a esquerda do castelo: lá está a Basílica de São Pedro, o Vaticano. 

Depois de comprar alguns terços (para presentear os parentes religiosos), fomos andando até chegar a praça da Basílica, ela estava lotada. Pensamos em ir ver o Museu do Vaticano, mas depois de uma volta gigante e meus pés me matando, descobrimos que ele estava fechado (chegamos muito tarde). Voltamos para casa tomar banho e saímos jantar em um restaurante brasileiro (muito, muito, muito caro e com carne ruim). Hoje acordamos mais cedo e saímos para conhecer a Fontana de Trevi e a Praça Espanha. Infelizmente meus pés estavam mais doloridos. Então, tivemos que andar mais devagar. A Fontana de Trevi estava sendo reformada, só dava para ver entre os andaimes da obra o quão bela ela era. Chegamos aA Piazza di Spagna, subimos as escadarias e visitamos a igreja que fica no alto.
Ela também estava em reforma. Sentamos nas escadas para descansar, um lugar super agradável para não fazer nada, só ficar vendo o povo passar, curtir o sol e é claro: comer! Aproveitamos para experimentar o Tiramiçu. Uma sobremesa fantástica. Ficamos na piazza aproveitando os últimos raios do sol, quando a Hannah lembrou que o melhor por do sol da cidade é a Piazza del Popolo. Corremos para o metrô e após encontrarmos a praça, infelizmente o sol já tinha se posto. 
Mesmo assim, subimos até uma praça mais acima da Piazza del Popolo, de lá foi possível ter uma das mais belas vistas (se não a mais bela) da cidade de Roma. Depois deste espetáculo, fomos comer pizza e espaguetti pela última vez. Agora estamos aqui no aeroporto esperando o tempo passar para as sete da manhã retornarmos ao nosso amado lar: Lille <3


Que saudade que deu! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira