Projeto horta 2016

Agora em 2016 as ações com minha hortinha recomeçaram. Eu cheguei a duas semanas em casa depois das férias. O quintal tinha sido tomado por plantas espontâneas, minhas salsinhas morreram, provavelmente por perderem para as outras plantas na disputa de luz, as cebolinhas estavam grandes, mas muito molinhas. A primeira coisa que fizemos foi cortar todas aquelas plantas, usando elas como adubação verde. Logo em seguida preparei um canteiro, bem não se pode realmente dizer isso do meu quintal, a terra é dura, apesar da presença de minhocas, ela não anda muito bem das pernas. No ano passado para adubar a terra eu usava folhas, galhos em decomposição, mas os vizinhos não são mais os mesmos e eles deram fim nas folhas. Felizmente eu tenho mais sorte que juízo e trouxe da casa da minha mãe adubo orgânico. Minha mãe também me deu algumas mudinhas: repolho, rúcula, alface, beterraba e salsinha. Plantei elas, adubei e rego com carinho todos os dias. Além dessas eu também plantei alguns morangueiros, somente três nasceram, mas ao menos tenho três! Bom vejam as fotos que fiz hoje de manhã.







Lembram dos meus manjericões? Olha como eles cresceram! Eram três vasinhos, um deles eu dei para mamis e os outros eu estou cuidando, uma amiga quer um deles, vou guardar, se ela não pegar eu fico com ele. O mais legal é mexer com eles e eles liberarem aquele cheiro maravilhoso! Uso todos os dias, nas minhas cebolinhas já dei fim, as salsinhas ainda tem que crescer, então uso só manjericão. 












Eu tirei a sorte grande! Nasceu mais um tomateiro no meu projeto de horta! Ele cresceu muito nesses últimos dias, tanto que já esta florescendo! To aqui esperando pra ver que tipo de tomates vai nascer, sim porque eu vivo pegando tomates que eu gosto e jogando no quintal para que nasça sozinho.








Essa é uma flor masculina de abóbora! Sim! A abobora tem duas, preciso das duas para ter super abobrinhas *-*

Infelizmente, o meu pé de abóboras só tem flores masculinas por enquanto. Andei pesquisando na net e ainda tenho esperança que as flores femininas apareçam para a felicidade das masculinas (e pra minha é claro). Pelo que li é porque as primeiras flores são sempre as masculinas e em grande quantidade. Outra coisa é relacionada com o clima, quando está quente e seco, predominam as flores masculinas. Eu rego meus pés de abóbora todos os dias, haahha vou começar a simular chuvas pra enganar elas. Enquanto isso, vou começar a comer as flores masculinas, tem várias receitas na net... vai que elas são boas... 












Lembram de quando eu comprei mudinhas de pimentão, mas acreditava que eram pimenta doce? Pois é! Felizmente eles falaram a verdade! Meus primeiros pimentões da estação estão lindos no jardim *-* Achei que iriam ser apenas pimentas atrofiadas, mas eles estão crescendo, crescendo, crescendo...













Esse é um dos meus repolhinhos lindos *-* 
Eles são os que melhor se desenvolveram! Já tem muitas folhinhas novas saindo, são o orgulho da Tia Jake! Observem a quantidade de palhada que tem ao redor dele, protegente o solo, isso é super importante para evitar que o solo perca umidade, também quando chove ele evita que as gotas atinjam o solo, além é claro de ser degradada aos poucos para aumentar a matéria orgânica do solo. 














Esse é um dos três guerreiros morangueiros! Aplausos por favor! Detalhe para a terra ao redor dele, vejam como ela não é um exemplo de solo. Eu vou procurar mais material para deixar meus morangueiros como estão os pés de couve, afinal eles merecem. 
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira