O Poder da Comunidade: Como Cuba Sobreviveu ao Pico do Petróleo

Como vocês sabem eu estou tentando fazer com que o pouco espaço de terra que tenho em casa se transforme em um quintal produtivo, uma horta urbana. Estou tentando recuperar o solo, fazer com que ele se torne produtivo e livre de entulhos, primeiro para ter alimentos em casa, segundo para dar uso a terra, terceiro para por em prática meu curso de Agronomia face aos desafios de agricultura urbana. Já acompanho vários blogs e sites com a temática, alguns até fora do Brasil e me interesso muito sobre o tema. Um dia desses vi no site Jardim do Mundo um documentário sobre Cuba, não qualquer documentário, mas sim falando como eles sobreviveram a uma crise do petróleo. Vou usar as palavras do site Jardim do Mundo:
"Com o colapso da União Soviética e o embargo americano nos anos 90, Cuba ficou isolada do mundo capitalista e de sua forma motriz, o petróleo. A crise que se seguiu foi dura, e obrigou os cubanos a se virarem criativamente como podiam para viver em uma sociedade com escassez de energia e alimentos. Motivada pela necessidade, a população teve que fazer, na marra, uma transição de uma sociedade industrial para uma sociedade mais sustentável, e começou a utilizar terrenos baldios, estacionamentos e outros espaços urbanos desocupados para produzir verduras e legumes, dando a volta por cima e resolvendo um problema aparentemente insolúvel.
Ao contrário do que se poderia esperar, após o fim do embargo americano as hortas urbanas não foram abandonadas para um regresso à monocultura monopolista. A produção orgânica local é hoje responsável por suprir a demanda de 60% da população cubana, e começa a ser imitada em cidades modernas como Nova York, que está descobrindo os telhados verdes, ou hortas verticais, em cima dos edifícios, espaço antes ocioso. Para saber mais sobre a sobrevivência de Cuba à escassez do petróleo, assista ao  documentário “O Poder da Comunidade: como Cuba sobreviveu ao pico do petróleo (2006)”.
 – A parte relacionada à agricultura vai dos 15min50seg até os 35min." 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira