Como é ser um estudante brasileiro na França?

Ohh Brasil! Samba! Rio de Janeiro! 
Infelizmente essa é a frase que todo brasileiro vai escutar quando abrir a boca e dizer: Je suis venu du Brésil! Isso no começo deixa a gente nervoso, estressado e pensando... poxa um país tão grande, maravilhoso e todo mundo só fala em samba e Rio de Janeiro? É, essa é a vida... com o passar do tempo você se acostuma (ou não).

Se você é uma mulher brasileira saiba que muitos sempre sonharam em conhecer uma brasileira "as mais belas do mundo" e prepare-se para ser pedida em namoro e ouvir a justificativa: sempre quis namorar com uma brasileira! Você sabe sambar? Se a gente namorar você samba pra mim?
Se você é um homem brasileiro... desculpa não posso te dizer muita coisa... haha
Os brasileiros são vistos como pessoas simpáticas, amigáveis, receptivas, felizes... toda vez que as pessoas descobrem seu país de origem um largo sorriso se abre: Ohhh Brésil! Eles pensam que brasileiros adoram festa e cerveja (que absurdo! haha). O país do futebol, de grandes jogadores... mas que perdeu para França em 1998! Os franceses fazem questão de frisar esse momento do nosso futebol. 
Graças a Copa do Mundo de 2014 muitos ficaram conhecendo um pouco mais do Brasil, cidades como Curitiba, Porto Alegre, Manaus, Cuiabá, Belo Horizonte entraram no vocabulário dos franceses. As emissoras de televisão e jornais fizeram muitas reportagens falando sobre o Brasil e isso trouxe muitas novas referencias para eles, mas o Brasil ainda tem estereótipo de país do Carnaval. Antes eu achava revoltante isso até que eu me dei conta que nós também estereotipamos os outros países e não é pouco não.
O Brasil visto pelos estrangeiros é uma grande potencia em ascensão, um dos países mais ricos do mundo, mais diversos, grandes e com uma cultura impressionante... eles acreditam mais no nosso país muito mais do que a gente.


Comentários

  1. O bom do esterotipo " samba e rio " ė que ficam mais maravilhados quando descobrem que o Brasil é muito mais que isso. Brasileiro tem mania de " endeusar" paises extrangeiros e não enchergam o proprio potencial. Mas é assim mesno... Santo de casa não faz milagre. Mas essa realidade já tá começando a mudar. 😀

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira