Salão da Agricultura em Paris


Entre os dias 21 de fevereiro e 1 de março ocorreu em Paris o Salão da Agricultura. Nesse salão estavam expostos animais, plantas e alimentos de todas as regiões francesas, inclusive as ex colônias que hoje são territórios territórios franceses ainda. Além de uma parte dedicada as agriculturas do mundo, que eu falarei mais tarde. Minha universidade organizou um ônibus e tive a oportunidade de ir no primeiro dia do salão. Lille fica a duas horas de Paris, junta-se mais uma hora pra conseguir se chegar ao salão que fica ao norte de Paris, mais uma hora na fila pra entrar... mas valeu a pena!
O primeira parte que visitei foi a parte dos animais: ovelhas, vacas, porcos, cabritos e um pouco de queijo e carne também. Vi pela primeira vez raças que eu só tinha visto na televisão em programas como o Globo Rural por exemplo. Vacas enormes e cobertas de pelo por causa do frio. Ovelhas gigantes (pelo menos pra mim), eu não sabia que ovelhas podiam ser tão grandes! Em contrapartida também conheci a menor raça de ovelhas do mundo! Ela pode chegar a no máximo 50 cm de altura!
Depois dessa primeira parte fizemos uma pausa para o almoço (que eram sanduíches feitos em casa porque comida é cara) conheci uma máquina que faz suco natural de laranja instantaneamente: você coloca as moedinhas na máquina, as laranjas rolam pra baixo, são cortadas ao meio e espremidas tudo na hora e na sua frente!







Vacas flamengas tipicas da região norte da França


Vacas da Raça Normande

Vacas Charolesas, as originais são bem maiores que as que a gente vê no Brasil

Porco Duroc! 


A máquina automática de suco natural!

Le mouton d'Ouessant a menor ovelha do mundo! Très mignon! (Merci Jean)

Na segunda parte encontramos plantas que são usadas para fabricação de óleo (alternativas para a soja): colza, canola, mostarda (nem sei se eles fazem óleo de mostarda, mas me lembrei dela agora..), fava, girassol, ervilha entre outras, Esse segundo espaço também era dedicado a plantas que os franceses costumam ter no jardim e nas suas pequenas hortas como por exemplo pequenos frutíferas cítricas, lavanda entre outras flores mais rusticas. Uma parte muita interessante pra mim foi a parte das videiras onde eles mostraram todo o processo de propagação das plantas, ela é feita por micro propagação (técnica onde se utiliza uma parte de uma planta mãe e a desenvolve em um meio nutritivo em laboratório com o uso de hormônios até se conseguir uma plântula "Plantinha").
Um pouco mais a frente estava a parte da exposição de todas as regiões francesas, com seus vinhos, queijos de cabra e vaca, embutidos, champanhe, frutas, legumes, licores... uma batalha de cores, cheiros e sabores muito agradável! Passei por todas as regiões e percebi que estava realmente vendo produtos franceses pelos preços salgados dos produtos...

De onde vem o açúcar dos franceses






Casa de insetos, a gente encontra isso nos jardins e parques

Micropropagação de uma videira




Torre Eiffel de alimentos para conscientização do desperdício de alimentos

Saindo dessa parte fui ver os cavalos em outra parte da exposição, além dos cavalos haviam também vários estandes com produtos para cowboys baby! Jaquetes de couro vindas diretamente dos Estados Unidos, la conheci alguns descendentes dos índios apaches (os verdadeiros americanos), alguns deles falavam espanhol, dois deles vieram me perguntar o que significava o gesto que um francês fez pra eles (franceses e suas grosserias...) Além dos cavalos haviam também, jegues, mulas e burrinhos. Até cavalos brancos como naqueles contos de fadas e cavalos negros lindos também!









Indo um pouco mais para frente, no outro pavilhão estavam reunidos vários institutos e universidades de pesquisa franceses, inclusive os que trabalham em parceria com os países em desenvolvimento ^^. Nesse mesmo pavilhão o que mais me chamou a atenção não foram esses institutos e universidades, mas sim a quantidade de raças de coelhos, porquinhos da Índia, galinhas e outros aves que haviam. Nunca na minha vida tinha visto tantos coelhos diferentes! Me senti uma criança vendo os coelhinhos franceses!




Pedro, minha segunda ovelha






Esse coelho pode chegar a pesar 15 kg!







Na última parada, o estande das agriculturas no mundo, na verdade deveria se chamar: comidas do mundo! Haviam barraquinhas de inúmeros países lá, inclusive uma do Brasil vendendo pedaços quindim a 4 euros (algo em torno de 13 reais). Depois desse roubo patriota andei por todas as barraquinhas e parava só onde tinha amostras pro público. Depois de experimentar a comida de pelo menos 20 países fui assistir os cães treinados pelos bombeiros. Logo o meu tempo de passeio acabou e voltei para o ônibus, o espaço onde estava acontecendo o evento era tão grande que foram cerca de 25 min da parte onde eu estava até o estacionamento, mesmo havendo escadas rolantes e esteiras rolantes pra facilitar o caminho.
Infelizmente na parte dos coelhos a bateria da câmera acabou

Comentários

  1. Haha roubo patriota foi a melhor!! Eu quero uma vaca!! E uma ovelha! Ah e não gosto de coelhos, eles mordem :/

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahhaah a ovelha esqueça.... a vaca quem sabe um dia ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira