Minha Universidade de Destino - ISA de Lille

Após o período do curso de francês em Orléans eu me mudei para Lille para seguir meus estudos na área de Agronomia. Minha instituição de ensino superior de destino foi o Groupe ISA de Lille.
Instituição particular criada no ano de 1963, o ISA é voltado para formação de Engenheiros para a Terra, mestrados, atividades de pesquisa e de conselho à empresas. Os setores em que o ISA trabalha são: Agricultura, Agroalimentar, Meio Ambiente e Paisagem.
http://www.isa-lille.fr/

  • Grupo de Estudo e pesquisa da Agricultura e Territórios (GRECAT)
  • Microorganismos Laboratório de Biotecnologia
  • Laboratório de Alimentos
  • Solos e Laboratório de Meio Ambiente
  • Laboratório de Informática, Estatística e Multimídia
  • Laboratório de Paleontologia Estratigráfica
  • Laboratório de Bem-Estar Animal, sistemas agrícolas
fonte: http://www.ecoles-arts.com/ecole/groupe-isa-179.html
fonte: http://fr.academic.ru/dic.nsf/frwiki/734910

Aqui eu sou estudante do quarto ano de engenharia pela terra. Os estudantes franceses para poderem estudar nessa instituição fazem um concurso, além de terem feito o BAC (exame feito no final do ensino médio deles) e terem obtidos boas notas no período escolar. Nos três primeiros anos eles tem uma formação generalista como engenheiros, fazem todas as matérias de base, as turmas são grandes, as aulas são dadas em anfiteatros (120 alunos). Depois de fazer dois anos de curso os estudantes fazem o que eles chamam aqui de "ruptura", eles vão para um outro país, trabalham nesse país em qualquer trabalho que eles encontrarem. Com o dinheiro desse trabalho eles tem que conseguir pagar o bilhete de ida e volta e todas as suas despesas para poder validar esse módulo do curso. Os estudantes vão normalmente para países de língua inglesa para poder praticar o inglês já que para poder se formar é necessário ter um bom nível de inglês. Além da ruptura é exigido dos estudantes que eles façam durante o curso pelo menos um intercâmbio "erasmus" um semestre no exterior. Para o intercâmbio os estudantes escolhem os mais diversos países, inclusive existe algumas universidades brasileiras que tem já parceria com o ISA enviam seus estudantes para lá e vice versa (UFG, Esalq, UFRA são exemplos). Para isso os alunos recebem uma ajuda financeira (que não se compara a bolsa do CsF, nós recebemos mais que eles). Quando esses estudantes chegam ao quarto ano as turmas diminuem e as matérias generalistas acabam, é hora de se especializar! Os estudantes podem escolher fazer cursos em diferentes áreas, mas devem escolher uma como principal! As opções a seguir são: Agricultura (Agronomia), Agroalimentar (parecido com engenharia de alimentos), Meio Ambiente (Engenharia Ambiental), Paisagem e Gestão e Marketing. As turmas no quarto ano contam com no máximo 25 alunos. No quinto ano eles fazem o estágio final além dos cursos é claro. Durante os 5 anos eles fazem estágios em todos as diferentes áreas que a instituição propõem.
A instituição oferece cursos de línguas: francês para os estrangeiros e para os franceses: espanhol, inglês e até português!
Os estudantes além de todas as atividades que eu já citei ainda participam de associações estudantis, cada uma tem seu objetivo, como exemplo posso citar: associação de esportes, de Ski, de artes, de teatro, de equitação, de cerveja e vinho, de fotografia, ISA cook (cozinha), GEDAM (trabalha com agricultores da África), entre outros... Essas associações realizam diversas atividades durante o ano e para terem dinheiro pra isso organizam pequenas festas no subsolo do prédio do ISA depois das aulas (18h, 19h), durante a semana vendendo cerveja e sanduíches. Eu participei de pelo menos três grandes atividades das associações, a primeira foi o "Marché du Noël" (feira de natal) em uma cidadezinha da Alemanha, a segunda o jantar internacional e a terceira o Salão da Agricultura de Paris.
Além do curso para os engenheiros a instituição também conta com cursos de mestrado, existem mesmo mestrados internacionais onde os cursos são todos em inglês e a minoria dos estudantes são franceses.
Em termos de pesquisa e consultoria de negócios, o grupo ISA está envolvido em várias áreas: análise de alimentos, desenvolvimento de novos produtos, correção do solo, bio-indicadores de poluição, bem-estar animal, o estudo de parasitas e fungos, as estatísticas agrícolas, etc.
45 professores trabalham em sete laboratórios:
Uma característica marcante do ISA é a quantidade de estudantes internacionais e a quantidade de países que podemos encontrar, só nesse período em que estou estudando já vi: mexicanos, argentinos, espanhóis, afegãos, indianos, russos, romenos, tchecos, tailandeses, americanos, ingleses, tunisianos, marroquinos... (assim que eu ver outros eu acrescento aqui ;) ).
Para todos que moram em Lille e que me perguntam onde eu estudo eu não exito em dizer "Próximo a Universidade Católica de Lille, um prédio que tem vacas, grama na cobertura do prédio...", isso mesmo, no ISA tem tudo isso no telhado!
Enfim, é uma boa instituição de ensino.
Para quem tiver mais interesse deixei aqui o link Groupe ISA de Lille : )

Comentários

  1. Se eles podem criar vacas no telhado,pq eu não posso ter uma vaca ??? :'(
    Adorei a universidade!!! Deve ser uma experiência única ter o privilégio de estudar aí.

    ResponderExcluir
  2. As vacas são de mentirinha! Dentro das salas dos professores tem os bezerros das vaquinhas de mentirinha :D Dessas vc pode ter

    ResponderExcluir
  3. Hahahahahah vou ver o que posso fazer por você....

    ResponderExcluir
  4. Alem das coisas que eu já pedi.. Por favor me traga uma vaca leia bem nao quero bezerro.. Hahaha

    ResponderExcluir
  5. hahahahahahahhahahaha vou ver se consigo algumas vacas pra vcs

    ResponderExcluir
  6. Ola Jakeline, Eu sou a Elodie, eu estudei no ISA Lille e morro em SP desde 3 anos. Gostaria de entrar em contato com vc. Poderia me dar o seu telefone ou email

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elodie, como vai?
      Posso te passar meu email é vazjakeline@gmail.com

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira