Fim de semana na Normandia


Bom lá vou escrever mais um texto nos meus maiores momentos de inspiração ou seja: tenho que estudar pra caralh@ mas prefiro escrever aqui como se não houvessem provas e trabalhos pra entregar...enfim vou falar de coisas boas: nada de tekpix (pra quem conhece a piada se você não conhece... não posso fazer nada por sua pobre alma), mas sim meu fim de semana na Normandia do qual fui me recuperar só hoje.... foi cansativo pra caramba... pensa que viajar é fácil? 
Eu comprei um bilhete pra viajar como uma agência que faz viagens pra estudantes (baratas), o roteiro incluía três lugares e pagava o deslocamento e o hotel... o resto era com a gente... os sanduíches pra não gastar principalmente haha.
Saímos sábado de manhã: o ônibus saia as 6h45 e foi a essa hora que eu cheguei... like a boss, paramos na ponte da Normandia para ir no banheiro e tirarmos algumas fotos da ponte que é muito bonita... mas por quê essa ponte é tão interessante tia Jake? Parce que meus pimpolhos ela é uma ponta que tem 2.141, 25 m (mais de 2 kilometros), com uma altura de 215 metros... pra se ter uma ideia do que é isso sabem o monumento Arco do Triunfo e a Catedral de Notre Dame? Os dois cabem embaixo da ponte! Ela tem uma espécie de barriga pra cima assim as embarcações passam embaixo dela sem problemas... e outro fato interessante ela fica sobre o Rio Sena... quer dizer se você ir de barco seguindo em direção ao continente você chega a Paris! 
Uma imagem da ponte tirada da internet por que quando eu fui estava chovendo. 
Vista panorâmica
« Pont de normandie » par © Citron /. Sous licence CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons - http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pont_de_normandie.jpg#/media/File:Pont_de_normandie.jpg


A barriga que eu falei...
durgasundaram03.blogspot.com

Depois de passar pela Ponte da Normandia nós fomos parar no Monte Saint Michel (Monte São Miguel), depois da região Île-de-France onde fica Paris é o segundo lugar mais visitado da França. A história do Monte começa por volta de 708 d.c, foi o bispo de Avranches: Aubert mandou construir no monte Tombe um santuário em honra a São Miguel Arcanjo. Já no século X os monges da ordem beneditinos se instalaram na abadia e por causa deles uma pequena vila foi aos poucos se formando. Pra quem lembra das aulas de história (e pra quem não lembra também) durante a guerra dos 100 anos entre a França e a Inglaterra o Monte Saint Michel foi uma fortaleza jamais conquistada pelos ingleses, logo ele se constituiu um dos símbolos da identidade francesa. Após a Revolução Francesa (1789) as ordens religiosas foram dissolvidas e o Monte Saint Michel tornou-se uma prisão até 1863 (não queria ter sido prisioneira naquele lugar, vou por as fotos pra vocês entenderem depois). Em 1987 ele foi declarado monumento histórico e desde de 1979 está na lista de Patrimônio Mundial da Unesco.
Chegamos no famoso monte era quase duas da tarde, deixamos o ônibus no parking e fomos com o transporte gratuito que sai do estacionamento do parking e chega pertinho do Monte, estava chovendo e ventando, um clima bem propicio para se sentir no mundo mediavel. O Monte respira o mundo medieval, desde as muralhas da fortaleza até os portões, as casas de pedra, e a abadia. Depois de subirmos e explorarmos algumas vielas, finalmente encontramos a entrada para a abadia (estudante entre 18 - 25 anos com carteirinha não paga). Entramos é muito Game Of Thrones toda a abadia! De todos os castelos que eu visitei o do Monte Saint Michel era o que mais te dá a sensação de Idade Média, as salas escuras, criptas, capelas, jardim, sala de cavaleiros, roda para abrir o portão... com o frio e a chuva estamos realmente na Idade Média, não fosse a quantidade de turistas que tinha... uma visita que eu recomendo a qualquer um que venha pra França. 
Fotos da tia Jake! 

Vista da Abadia de Saint Michel, bem na pontinha da torre está a escultura do Arcanjo Miguel

Vista de todo o Monte, detalhe para as muralhas.
As casas que já fizeram parte da antiga vila, hoje são hotéis e outros pequenos comércios

Detalhe de uma das criptas da Abadia.
No domingo de manhã saímos do hotel e fomos para Honfleur, uma cidade de marinheiros que fica bem pertinho da ponte da Normandia. Uma ilha que cheirava a mar e a peixe, com inúmeros barquinhos de pescadores e restaurantes. Uma vila bem pequenininha e com muitas galerias de arte. Uma cidade que vale a pena ver. Com suas casas coloridas e coladas umas as outras. 
Pequeno porto de Honfleur

Com sol :D

Para terminar a viagem fomos para o melhor lugar: Étretat e suas falésias. Ahh essa cidade eu nem vou falar muito, vou deixar que as fotos falem por ela! Tivemos sorte em Étretat por que preferimos comer antes de subir ver as falésias, enquanto nos empanturramos de cerveja e moules & frites choveu e o tempo que ficou limpo. Depois de comermos escolhemos um dos lados e começamos a subir (isso pensando em subir também nas falésias do outro lado, mas depois vimos que o lado em que estávamos era muito mais interessante). De frente pro Atlântico Étretat é uma pequena vila dos sonhos pra qualquer um. Veja as fotos e decida por seus olhos:

Falésias do lado direito olhando pra América :)

Falésias do lado esquerdo olhando para América :D
Vista da Vila entre as falésias


Vista da vila entre as falésias, é ou não é um sonho?


Comentários

  1. Adorei o roteiro... Lugar lindo... Gostei de tudo menos da ponte, panico de passar em cima dela. A nem liga, eu qdo tenho q estudar animo a da faxina e lavar roupa 😩😥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah A ponte é normal, quando você pensa que tá subindo já desceu, sem grandes problemas... hahha essa semana nem isso me deu vontade de fazer, só o quarto que está arrumado ^_^

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira