Nova lei sobre desperdício de alimentos na França

No ultimo dia 21 de maio foi aprovada uma lei na França que promete ser muito positiva contra o desperdício de alimentos. De acordo com a nova lei os grandes supermercados (mais de 400 m²) são obrigados a doar os alimentos que não forem vendidos e que iriam para o lixo. Os estabelecimentos que descumprirem a nova lei estarão sujeitos a multas e até mesmo a prisão. 
Até 2016 os supermercados serão obrigados a assinarem contratos para doar os alimentos não vendidos mas que ainda podem ser consumidos para caridade ou ainda para uso na fabricação de ração animal ou também compostagem agrícola. Quem não está muito contente com a nova lei é a Federação Francesa de Comércio e Distribuição, eles afirmam que é um erro focar nesse setor sendo que eles são responsáveis por apenas 5% do do desperdício. Na minha opinião isso pode até ser verdade, mas o impacto midiático e o número de pessoas que a lei conseguiu atingir pode ajudar na conscientização das pessoas sobre o desperdício dos alimentos. A multa pra quem descumprir a lei será em torno de 75 mil euros (em reais seria algo em torno de 255 mil reais).
Mas por quê essa lei foi criada?
Segundo informações do site Planetoscope, cada ano os franceses desperdiçam de 1,2 a 6 milhões de toneladas de alimentos. Isso represente por pessoa de 2 a 100 kg alimentos ainda em condições de consumo. Ou seja, no mínimo 38 kg de alimentos são jogados no lixo a cada segundo na França. Além disso o desperdício gera um prejuízo de 12 milhões (40,8 milhões de reais) a 20 bilhões de euros (68 milhões de reais)  por ano. 

Mais informações
Site Eco Desenvolvimento Disponível em português aqui
Site Planetoscope Disponível em francês aqui



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira