Tia Jake em Amsterdam

Ontem dia 14 de maio foi feriado, não consegui descobrir do que é ainda.... mas enfim não vem ao caso... Aproveitando que o feriado caiu na quinta feira e que sexta era recesso eu resolvi ir pra Amsterdam. Ia ficar por aqui sem fazer nada (mesmo que eu tenha gasto uma grana indo pra lá ainda assim achei que valeria a pena), então disse a mim: vou pra Amsterdam... reservei o blablacar pra ir na manhã da quinta, achei um hostel barato e no centro, comprei pão, presunto, queijo e pão de chocolate, arrumei minha mochila e parti!
Cheguei no endereço marcado pra pegar minha carona, encontrei o motorista já com os outros dois passageiros. A viagem foi super tranquila, o motorista era jovem mas mesmo assim um ótimo condutor, tive sorte todos que estavam no carro eram super simpáticos! Saímos de Lille as oito da manhã e as onze chegamos. O motorista nos deixou perto de uma estação de tramway (bonde moderno) por que ele sabia como é difícil carro dentro de Amsterdam.
Eu não falo inglês e obviamente não falo holandês também (pra quem não sabe Amsterdam fica na Holanda), logo que chegamos tive a sorte de estar com o casal de franceses que viajou de carro comigo eles pediram informação em inglês pro motorista de um ônibus que nos indicou o lugar certo para chegar na estação central de Amsterdam, chegamos no ponto do ônibus indicado, compramos o bilhete (eu pedi o meu sozinha hehe), na estação central me despedi do simpático casal e fui me sentar na beira de um canal de frente pra Estação Central de Trens, lá comi meu sanduíche assistindo o vai e vem dos barquinhos. Depois fui pro hostel fazer o check-in, mais uma vez usando meu inglês, tirando os números que eu não entendo direito até que me dei bem. 
Depois disso fui conhecer o parque Volderpark, como Amsterdam é pequena eu fiz tudo a pé, em média 30 min de um lugar extremo ao outro, achei super tranquilo. O parque era lindo, todo verde com muita água e animais. Pena que um cara me abordou e ficou me enchendo o saco, tive que ir embora. Depois do parque fui ao Mercado Albert Cuyp, é como uma super feira, com barracas de comida, bebida, vestuário, souvenirs... de tudo um pouco, lá tomei um suco de laranja tão gostoso e comi um hotdog de frango com um molho doce e apimentado. Depois do parque acabei achando sem querer a Praça dos Museus de Amsterdam (que valem a pena ir mas por falta de tempo e dinheiro eu só olhei as fachadas), nessa praça tem uns espaços verdes lindos com tulipas rochas e fontes de água, uma escultura sobre um espelho d´água de dois mickeys mouses e a famosa "I Amsterdam" também estava nessa praça! O engraçado é que existe mais de um letreiro como aquele! Eu achei outro no Volderpark também. Depois de pedir para um casal francês tirar uma foto minha (ahh eu esqueci de dizer: eu fui sozinha bem vida loka!) pra provar que eu estive lá eu fui embora tranquila passear mais um pouco entre os canais.
Ai resolvi que era hora de ir pro hostel tomar banho pra renovar as energias, cheguei lá, peguei minha chave (que era um cartão que eu quase perdi algumas vezes). Encontrei umas francesas super simpáticas, umas holandesas, foi uma maravilha pra mim que não falo inglês ter que separar uma língua da outra pra falar com todas haha. Depois do banho tomado fui procurar um bar com cerveja tipica da Holanda, nesse bar eles tem quatro cervejas de fabricação própria, e após quarenta minutos de caminhada acompanhando o que eu acho que era um braço do mar, chego lá e a cerveja já tinha acabado :( mas tinha um bar do lado, aproveitei peguei um copo de cerveja de Amsterdam e fiquei curtindo o fim da tarde aos pés de um moinho (o bar tipico era o moinho o outro era do lado hehe). Voltei assistindo ao por do sol (as nove da noite) e parei para jantar num restaurante que tinha bife escrito haahha muito tentador pra mim. Depois disso ainda era dez da noite, achei muito cedo para uma pessoa de 22 anos ir pro hostel dormir em Amsterdam, aproveitei e fui ver o bairro das prostitutas de Amsterdam ou quartier rouge (em francês que foi como eu achei no GPS hehe). As mulheres ficam em vitrines dançando quase nuas, umas dançando, outras se maquiando, outras agindo como se estivessem em casa mexendo no celular... é proibido fotografar. Eu acho que deve ter diferença de preço entre as meninas por que eu vi umas que são mais fáceis de achar em ruas largas que não pareciam tão bonitas, já outras que estavam em vielas, meio escondidas eram lindas! Em uma dessas ruas só tinham homens olhando essas moças e eu... hahaha foi engraçado (mas minha mãe ia me matar se soubesse). Depois disso caminha. 
Na manhã de hoje sai do hostel meio down e resolvi comer algo além dos meus sanduíches, parei num restaurante italiano e pedi um hambúrguer com café, eu não sei se o cara achou que eu era italiana ou ele só falava italiano por que eu tentei no inglês ele respondeu no italiano... ai foi de italiano mesmo. Na hora de pagar a conta ainda ganhei desconto! Sai de lá já mais feliz depois do meu super hambúrguer e fui procurar umas lembrancinhas pra dar pros meus irmãos. Entrei numa lojinha e o cara puxou conversa, mais um que ficou me enchendo o saco mas pelo menos eu ganhei desconto pros presentes. Depois disso fiquei andando nas ruas como se não houvesse amanhã, olhando as lojinhas de souvenirs, comprei alguns cartões postais (um pra mim, pra minha coleção outros dois pra amigos) resolvi ver onde ficava o museu da Anne Frank (garota judia que morou no sótão de uma casa em Amsterdam pra se esconder dos nazistas e enquanto isso anotou tudo em seu diário, pouco tempo antes do fim da guerra ela e a família foram descobertos e mandados pra um campo de concentração: só o pai sobreviveu e publicou o diário dela). Vi que estava chegando quando vi o tamanho da fila! Gigantesca, fui até onde era o museu tirei minha fotinho e continuei passeando pelos lindos canais que a cidade tem, durante essas andanças achei até uma feira de livros usados e uma galeira de fotos super lindas! Acho que eles ficaram até chocados comigo entrando lá.. mas poxa fotos! Eu não resisto, fiz minha cara de rica e poderosa e fiquei uma meia hora xeretando! A foto mais cara que eu vi custava 2500 euros! Isso é quase 10000 reais! Era uma foto de uma moça vestida de freira com um batom vermelho bem forte e um baseado na mão! Super linda! Tinha umas fotos tipo polaroide mais baratas vinte quatro euros cada (pausa para rir do "mais baratas" hahahah). Depois pra passar o tempo fui à um restaurante comer batatas fritas (a batata na holanda é mais adocicada que na França) e tomar uma cerveja e escutar do dono do bar: Nossa, por que todas as mulheres brasileiras são assim tão lindas? (em inglês mas eu não sei escrever haha). Depois disso fui encontrar o motorista do Blablacar e voltei pra casa. Depois dessas andanças em Amsterdam tenho algumas certezas: é sempre bom conhecer lugares diferentes por que sempre podemos nos surpreender, falar francês sempre ajuda, eu falo mais inglês do que imaginava e entendo bastante também, holandeses não podem ouvir falar de brasileiras que ficam loucos e eu detesto cheiro de maconha. Deixei pro final pra vocês ficarem na expectativa: não eu não fumei maconha em Amsterdam, eu não curto! Mas fiz uma foto pra vocês verem a plaquinha que tem nos cafés lounges da vida. Agora fotinhos! (Muitaaass)
Central Station Amsterdam




Não sei de quem é essa estátua, mas ela estava escondida onde ninguém podia ver ela... ai eu fui lá dizer oi



No parque Vondelpark

No parque Vondelpark

No parque Vondelpark

Jardim da praça dos museus

Praça dos museus com o segundo "I Amsterdam"


Uma das lindas ruas de Amsterdam

Entrada do mercado Albert Cuyp

Mercado Albert Cuyp

Tava triste, não tinha ninguém no mercado Albert Cuyp

O hotdog doce picante do mercado Albert Cuyp

Bicicletas para todos os lados, ainda bem que elas não tem businas

Cruzamento de canais


Canal *-*



Bicicletas é tudo o que vejo!


O holandês! hahaha 

Essa água toda ai tem nome, mas eu esqueci,,, quando achar mudo a legenda

Moinho!


Esse por do sol me faz pensar em Istambul


Fico pensando como eu faria se eu não estivesse com o GPS



As últimas pessoas da fila pra ver o Museu da Anne Frank.... acho que eles estão entrando agora....





  

Comentários

  1. Caraça eu sabia q era bonito, mas nem tanto. Muito bom ter "olhos" ao redor do mundo 😄😀💕💕💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me surpreendi também! Não imaginava que era tão linda assim

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira