Pode comer feijão Guandu/Andu?

O feijão guandu, feijão andu, ervilha-de-angola, ervilha-do-congo, feijão-de-árvore ou pigeon-pea tem o nome científico de Cajanus cajan. Trata-se de um arbusto que varia de 1,5m a 3,5m. A origem da planta ainda não é clara, fala-se da África Oriental ou Ásia. O que se sabe é que o guandu veio para o Brasil pela rota da escravatura e se adaptou muito bem aqui (Site Unirio). 

Eu conheci essa planta como adubação verde, mas o que é adubação verde? O que são plantas de adubação verde? Então, são plantas usadas para melhoria da qualidade física do solo e da qualidade química. As plantas de adubação verde se tornam resíduos de cultura e servem como estoque de nutrientes para as culturas que virão depois. Também podem auxiliar no controle das plantas espontâneas que podem vir a competir com a cultura de interesse, ainda no caso da família do feijão guandu (Fabaceae) fornecem nitrogênio para outras plantas, mas essa é outra história. 

Dias desses descobri que essa planta também é comestível e o mais interessante disso tudo é que se pode comer os grãos tanto verdes, quanto maduros. Eu provei uma farofa de feijão guandu com linguicinha, torresmo e apaixonei. Meu namorado é mineiro e o guandu sempre foi uma opção do cardápio dele, aí quando eu finalmente provei ele se animou e comprou dois quilos de guandu para ele preparar pra gente. O resultado dessa compra é o mais óbvio possível, o feijão ficou abandonado aqui em casa até eu me propor a preparar. 

Como eu não conhecia essa planta, eu não sabia como preparar, fui ao google procurar receitas, a maioria delas era com feijões guandus verdes, mas aqui eu tinha o grão maduro. Depois de muito procurar encontrei um blog chamado come-se, com uma postagem de 2009, riquíssimo em informações, vale a pena dar uma lida (link nas referências).

A primeira coisa que eu li sobre o preparo do feijão guandu maduro é que é necessário ferver os grãos, trocar a água e depois cozinhar na pressão. Além disso é importante estar ciente que o guandu tem um sabor forte, o que pede temperos fortes. No blog que eu indiquei tem uma receita porreta. 

Mas vou mostrar o que eu fiz para vocês se inspirarem em tentar comidas diferentes, acho importante a gente se aventurar gastronomicamente fazendo algumas trocas, passear por sabores e culturas. Quem sabe em uma dessas aventuras você descubra que você goste de algo diferente? Imagina se você ainda nem provou a sua comida favorita? Fica aí a pulguinha atrás da sua orelha.

Ingredientes

- Duas xícaras de feijão guandu maduro;

-Alho, cebola, louro, pimenta do reino, cominho, açafrão da terra, tomilho, orégano e temperos que eu nem sei o nome mas de sabor forte da minha cozinha; pimenta, pimentão vale também.

-Linguiça toscana/linguiça calabresa ou alguma carne de sabor forte;

-Legumes: eu adicionei cenoura e abobrinha.


Modo de preparo

Primeiro passo é lavor o guandu. Leve para ferver em uma panela por cinco minutos. Depois disso eu lavei e fervi mais uma vez o guandu, na receita que eu se fala em ferver uma vez, mas eu quis garantir que ele não iria amargar. Depois de fervido, lave o feijão e leve para cozinhar na panela de pressão com cinco xícaras de água. Deixe a panela pegar pressão, baixe o fogo e deixe cozinhar por trinta minutos. Depois disso, desligue o fogo e deixe a panela perder pressão naturalmente, enquanto isso prepare os demais ingredientes.

Comece refogando a cebola, depois adicione o alho. Quando estiverem dourados acrescente a linguiça, dê uma boa refogada, quando todos esses ingredientes estiverem dourados acrescente os vegetais e os temperos. Refogue os vegetais e depois acrescente um tanto de água pra dar uma cozinhada dos legumes. Acrescente um pouco do guandu cozido na panela da carne com legumes, misture bem e volte toda a mistura para panela de pressão. No meu caso eu coloquei cinco minutos de pressão antes de servir, foi o suficiente para tudo cozinhar bem e os sabores se juntarem. 

Ficou uma delícia
E você? Que comida diferente você conhece e que poucas pessoas conhecem? Deixa aí nos comentários.
Grande abraço!


Site de referência

come-se.blogspot.com

unirio.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História das galinhas

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira